Current track

Title

Artist

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Background

Quer ir para as Bahamas durante dois meses? A Airbnb está à procura de 5 candidatos

Written by on January 28, 2020

Tire dois meses para viver uma experiência cultural no meio da natureza das Bahamas. Se tem os treinos em dia ainda melhor, porque também vai precisar de energia.

“S·a·bá·ti·co. Relativo a uma interrupção temporária de determinada função ou atividade regular”. Palavras relacionadas: sabática.” Esta é a definição do dicionário Priberam para o que está prestes a chegar: uma Sabática nas Bahamas.

Para quem? Para aqueles que quiserem concorrer e agarrar a oportunidade promovida pela Airbnb e o Bahamas National Trust, uma Organização Não-Governamental (ONG) local que protege 32 parques nacionais nas Bahamas. A plataforma e a ONG estão à procura de cinco pessoas que queiram partir num avião rumo às Bahamas, país composto por mais de 700 ilhas, durante dois meses.

É por isso que a definição de sabático fala precisamente de uma interrupção, neste caso do seu emprego ou de outra atividade, para explorar a natureza e a cultura dos bahamianos.

Veja se corresponde ao perfil: uma das características inevitáveis é ser aventureiro, tem de ter mais de 18 anos, disponibilidade para estar nas Bahamas durante dois meses, ser capaz de falar um bom inglês conversacional e ainda ter vontade de trabalhar.

Sim, não pense que esta experiência consiste apenas em passear e aproveitar a água cristalina. Também, mas nesta sabática vai trabalhar com os bahamianos para trazer de volta a indústria que em tempos impulsionou a economia local e permitiu a sua autonomia e autossuficiência para preservar os recursos naturais. É que provavelmente já ouviu falar dos recifes de coral que caracterizam as Bahamas, que com o tempo foram perdendo vida.

É a pensar na comunidade e na sustentabilidade do arquipélago onde se vive da natureza, que surge então a Sabática nas Bahamas. “A parceria com a Airbnb é uma oportunidade incrível para ajudar a preservar ainda mais a nossa cultura e os nossos recursos e partilhar o nosso país diversificado e o modo de vida das Bahamas com o mundo”, disse Eric Carey, Diretor Executivo do Bahamas National Trust, em comunicado de imprensa.

 

 

A experiência de dois meses começa a 1 de abril e prolonga-se até 31 de maio de 2020. Durante este período, vão ser três os destinos a visitar: Andros, Exumas e Eleuthera. Para já podem não lhe dizer nada ou nunca ter ouvido falar deles, mas se for um dos cinco selecionados, conhecerá estas ilhas de uma ponta à outra e tudo aquilo que foi feito para as preservar.

Em Andros vai poder estar lado a lado com a fotógrafa subaquática e de viagens, Katie Storr, para criar um programa de restauração de recifes de coral no North Marine Park, no Reino Unido.

Já em Exuma vai encontrar as típicas águas cristalinas das Bahamas e uma vida marinha impressionante. E além do que pode ver, vai poder fazer várias coisas. Uma delas é trabalhar com o mergulhador Andre Musgrove para replicar o ecossistema The Exuma Cays Land e Sea Park noutras águas afetadas por espécies invasoras.

No último destino, Eleuthera, pode aprender técnicas de propagação de árvores nativas e criar uma quinta de chá de arbustos. Aqui a experiência passa essencialmente pela agricultura, uma vez que vai aprender e trabalhar na agricultura tradicional de abacaxi e colher sal marinho.

Como se pode candidatar? Através de um formulário, airbnb.pt/sabbatical, até 18 de fevereiro. Antes de submeter leia as regras de participação — e confira se está motivado para aprender e com força de braços para trabalhar.

 

 

Fonte: MAGG