Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Background

Os 40 anos da Maratona de Esperança de Terry Fox

Written by on April 13, 2020

O dia 12 de Abril marcou o 40º Aniversário da ‘Marathon of Hope’ conduzida por Terry Fox 

 

 

O Canadiano Terry Fox marcou a história do país quando embarcou na viagem a que chamou ‘Maratona de Esperança’, percorrida ao longo de seis províncias para angariar dinheiro para a investigação do cancro.

 

Fox nasceu em Winnipeg, Manitoba e foi criado em Port Coquitlam, em British Colombia.

Com uma adolescência marcada pelo desporto. Infelizmente, em 1977, aos 18 anos foi diagnosticado com cancro nos ossos, o que obrigou à amputação da perna direita até pouco acima do joelho.

Durante o período que passou no hospital, testemunhou o sofrimento dos pacientes de cancro, muitos dos quais, crianças. E daí, surgiu a sua inspiração para correr pelo Canadá numa missão de consciencialização.

 

A sua aventura ficou conhecida como ‘Maratona de Esperança’ 

O seu período de preparação demorou cerca de 18 meses e foram percorridos mais de 5,000km. Começou a sua jornada em St. John, Newfoundland, a 12 de Abril de 1980.

Por dia, correu aproximadamente a distância de uma maratona (42km).

A 1 de Setembro, depois de 143 dias e 5,373km Fox foi forçado a concluir a sua missão em Thunder Bay, Ontario, devido à descoberta que o seu cancro se tinha propagado para os pulmões.

 

 

Morreu pouco tempo depois, a 28 de junho de 1982, com 22 anos.

A sua história chocou e sensibilizou uma nação inteira. E como legado, ficou para sempre lembrada a sua mensagem de perseverança, determinação e esperança.

 

A Fundação Terry Fox foi criada em 1988 para manter viva a sua mensagem e a sua missão de angariação de fundos dedicados à investigação. Até hoje, foram angariados cerca $750 milhões.

 

É inegável que o seu objetivo foi cumprido, a sua atitude altruísta e profunda determinação em ajudar outras pessoas continuam a ser um exemplo para todos nós até hoje.


DONATE NOW