Apresentação da obra literária na Câmara Municipal de Toronto

O professor Mário Silva apresentou em Toronto a sua mais recente obra literária, intitulada Privacidade versus Segurança na Era do Terror(ismo) Global. Este é um livro que oferece uma visão perspicaz e oportuna de como a privacidade se tornou uma das questões críticas de discussão neste mundo tecnológico.

O lançamento oficial teve lugar no Members Lounge da Câmara Municipal de Toronto, passado dia 23 de outubro, na presença de amigos e pessoas ligadas ao mundo político, académico e do Direito.

Numa altura em que a democracia na Internet é uma das maiores agendas emergentes, e conceitos como cibersegurança, pirataria informática e recolha de informações numa escala potencialmente perigosa criam uma sensação de insegurança global, Silva debruça-se sobre a necessidade de melhorar práticas para garantir a proteção contra a vigilância dos indivíduos.

O ex-político luso-canadiano reconhece que a privacidade está a diminuir nos tempos que correm, face ao foco que os diferentes governos estão a ter na segurança, alterando leis para (supostamente) proteger os cidadãos, mas lembra que o direito à privacidade está explicitamente indicado nos termos do artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E dessa forma, há ainda um longo caminho a percorrer para, nomeadamente através de organizações independentes, monitorizar aquilo que o governo está a fazer.

Mário Silva autografa um dos exemplares do seu novo livro para Manuela Marujo

A advogada e amiga do escritor, Conceição Freitas, entretanto, não tem dúvidas que “todos somos afetados por isto, todos os dias da nossa vida”. Pelo que defende que tem que se manter um equilíbrio entre a segurança e a privacidade pessoal.

Já com uma cópia do livro impresso na mão, a professora Manuela Marujo confessa que este é um assunto que a fascina bastante. “Sei que o Mário tem estado dedicado à escrita e a desenvolver a sua faceta de escritor e, portanto, tenho imensa confiança que ele fez uma pesquisa bastante profunda sobre o assunto”.

O livro, publicado pela Mosaic Press e disponível nos formatos impresso e digital, está a ter distribuição em países como os EUA, Canadá e Reino Unido. O design da capa foi trabalhado por Joanne Howard/Small Dog Design.

Mário Silva é um autor bem-sucedido e estudioso jurídico internacional. Ele é o coautor de Hanging By A Thread: Direitos das Mulheres Afegãs e Ameaças de Segurança(Mosaic Press, 2014) e Tackling Hate:Combater o Antisemitismo (Mosaic Press, 2015, com Scott Reid).

O professor Silva é um colega profissional do Instituto de Privacidade e Cibercrime da Escola de Gestão Ted Rogers da Universidade Ryerson.


via Milenio Stadium