Current track

Title

Artist

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Background

Venceu o festival da Eurovisão e agora trabalha num supermercado. A história de Niamh Kavanagh

Written by on September 8, 2020

Niamh Kavanagh - Camões Rádio - Irlanda

Niamh Kavanagh

 

Niamh Kavanagh – a voz de ‘In Your Eyes’, vencedora da Eurovisão em 1993, passou de “tesouro nacional” irlandês a trabalhar num supermercado.

 

A cantora irlandesa Niamh Kavanagh, que venceu a Eurovisão com a música ‘In Your Eyes’, em 1993, viu-se obrigada a deixar a música de lado e encontrar emprego num supermercado devido à pandemia de covid-19. A artista, que diz ter sido vista como um “tesouro nacional” durante 27 anos, viu-se impedida de dar concertos e teve mesmo de recorrer a uma alternativa.

 

“Quando Leo Varadkar [líder do governo irlandês] disse que os ajuntamentos em espaços interiores não podiariam ter mais de 100 pessoas, muito do meu trabalho desapareceu”, disse Kavanagh ao jornal The Irish Times, “basicamente, isso significou que desapareceu todo o meu ano de trabalho pago. Um ano inteiro sem receber não é bom para ninguém”.

 

Também o seu marido, Paul Mcgahey que é músico, viu o seu trabalho afetado. “Ainda precisamos de nos alimentar. Não interessa o quão conhecidos somos. Ser um tesouro nacional durante 27 anos não nos dá grandes benefícios no papel”, acrescenta, “o supermercado estava à procura de pessoas. É no fundo da rua. Fazia sentido. Mais vale estar a fazer algo útil”.

 

Após sagrar-se vencedora da Eurovisão em 1993, Kavanagh voltou a representar a Irlanda no festival em 2010 com o tema ‘It’s for You’, tendo ficado classificada num modesto 23º lugar.