Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

“When They See Us”, de Ava DuVernay: o roubo da liberdade

Written by on June 2, 2020

 

Dividida em quatro episódios, When They See Us é uma minissérie Netflix, realizada por Ava DuVernay (a mesma do altamente nomeado filme Selma), que se propõe a documentar a história que ficou conhecida como o caso dos “The Central Park Five”. No final dos anos 80 sucediam-se por Nova Iorque casos de violação que ficavam por resolver. A pressão mediática e social destes acontecimentos foi tal que provocou obviamente um ponto de ebulição que viria a resultar na história retratada na série.

Por essa altura, uma jovem foi violada e abandonada às portas da morte em pleno Central Park onde nessa noite dezenas de jovens se encontravam. As autoridades, pressionadas pelo contexto social e sob o pretexto da tal reunião pré-festiva dos jovens nessa noite do sucedido, começaram a investigação por com esta premissa em mente. Dos cinco jovens levados pela polícia, quatro eram menores de 18 anos, e todos eles cumpriram penas entre 6 a 11 anos.

Retrata como os detetives do NYPD e o New York County District Attorney’s Office manipularam a investigação de forma a arranjar culpados a toda a força. E assim, roubaram a liberdade aos adolescentes de Harlem – Korey Wise, Kevin Richardson, Antron McCray, Yusef Salaam, and Raymond Santana — que foram condenados em 1990 pela violação de uma mulher de 28 anos, em Abril de 1989, até finalmente conseguirem provar a sua inocência e serem libertados em 2002.