“Cidade do Medo”. O novo documentário da Netflix
Written by Camões Radio on August 25, 2020
A nova mini série da Netflix conta com 3 episódios e dá a conhecer o domínio que a máfia conseguiu exercer sob a sociedade e sob o panorama politico de Nova Iorque entre 1970 e 1980.
A primeira questão que levanta é: Como é que as forças de investigação especial poderiam apanhar uma rede de criminosos que se movimenta e opera através de um código de silêncio?
Aqui os protagonistas são os agentes que tentaram derrubar o submundo do crime. E a solução acabaria por passar pela colocação de escutas e pela criação de uma rede de informantes.
Sam Hobkinson, realizador do documentário: “A maior parte das histórias sobre a máfia são contadas pela perspetiva dos mafiosos. Por isso, queríamos contar esta história tendo como ponto de foco os agentes de autoridade para que esta fosse não só um thriller, mas também uma série sobre mafiosos”, explica em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”.
Por isso mesmo, os três episódios da nova minissérie documental da Netflix contam, em vários atos, “uma história panorâmica do submundo do crime em Nova Iorque que vai desde os gangsters de rua às grandes figuras da elite e do governo americano”.
E isso é feito através da exposição do que foram — e são — as cinco principais famílias criminosas em Nova Iorque e que serviram de inspiração para histórias como “Os Sopranos”, “O Padrinho”, “Tudo Bons Rapazes” ou “Gomorra”.