#CinemaEmCasa | “Enola Homes”. A irmã feminista de Sherlock Holmes
Written by Camões Radio on September 25, 2020
Chegou à Netflix, Enola Holmes a irmã feminista de Sherlock Holmes que irá desafiar os estereótipos da época vitoriana
Millie Bobby Brown, de “Stranger Things” dá vida à personagem principal da história. Do elenco fazem ainda parte grandes nomes como Helena Bonham Carter e Henry Cavill.
Quando Sherlock Holmes decide trocar o campo pela vida cosmopolita de Londres, onde ganharia reconhecimento como um astuto e importante investigador privado, há uma pessoa que decide deixar para trás. Falamos de Elma Holmes, a sua irmã, que se vê obrigada a crescer sem o irmão e sem notícias suas durante longos períodos de tempo.
É este período conturbado que o novo filme da Netflix tenta idealizar. Chama-se “Enola Holmes” e é uma adaptação direta da saga “The Enola Holmes Mysteries” de Nancy Springer — que idealiza a adolescência da jovem.
E até o nome foi pensado ao pormenor. É que enrola significa “alone” (sozinha) quando se lê de trás para a frente. E isso é um ponto importante, tendo em conta que quando Sherlock Holmes decidiu mudar-se para Londres, essa decisão é acompanhada com a atitude de se recusar a visitar a família ou dar-lhes noticias. A única informação que ela tem sobre o irmão é através dos jornais que anunciam os seus feitos como detetive em Londres.
Enola Holmes mostra-se com uma personalidade totalmente distinta das generalidade das mulheres do século XIX, tudo traços de personalidade que herdou da sua mãe, Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter).
Quando a mãe desaparece de forma misteriosa, Sherlock Holmes e Mycroft Holmes veem-se obrigados a regressar a casa. Deparados com a realidade de que a irmã não tinha sido educada de forma tradicional. Resumidamente, Enola Holmes é uma história de descoberta pessoal, uma feminista assumida e influenciada pela própria mãe que desafia todos os estereótipos sociais da época.
Já está disponivel na Netflix. Vê aqui o trailer: