“Glória”. A primeira série portuguesa da Netflix
Written by Camões Radio on October 22, 2021
“Glória” vai estrear em breve e é a primeira série portuguesa na plataforma da Netflix.
A primeira série portuguesa na Netflix está guardada às sete chaves, o secretismo é impingido àqueles que nela participaram e pouco foi revelado até agora. No entanto, sabemos que a sua estreia está marcada para 5 de Novembro e espera-se que a personagem João Vidal seja o grande protagonista – interpretado pelo ator Miguel Nunes. Sabemos também que é um agente infiltrado do KGB na RARET, o centro de transmissões americano, localizado na Glória do Ribatejo, e através do qual é emitida a propaganda ocidental para o Bloco de Leste em plena Guerra Fria.
O argumentista e autor da série Pedro Lopes pretende contar uma história baseada no tempo em que o mundo estava dividido entre EUA e União Soviética, passada em Portugal, e atenção – baseada em factos reais.
Nas palavras de Miguel Nunes, este João Vidal é alguém marcado por uma densidade que “reflete uma consciência política de que o momento em que se vivia naquela altura, o da ditadura em Portugal, era um momento difícil”.
“Na tentativa de mudar essa forma de ser e de se estar em Portugal, esta foi uma das formas [o aliar da personagem ao KBG] de combate a uma forma de vida que não era saudável para ninguém. O comunismo foi o grande rival do fascismo, mas foi uma luta que começou na clandestinidade. O João percebeu isso e aliou-se ao KGB após voltar da Guerra Colonial. É uma personagem que vem de um estrato social bastante elevado e que se serviu desse privilégio para tentar mudar as coisas”.
Fazem parte do elenco várias caras conhecidas do público como. fazem parte do elenco nomes como Ana Sofia Martins, Carolina Amaral, Joana Ribeiro, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais, Stephanie Vogt, Marcelo Urgeghe e Leonor Silveira.