As emissões de CO2 dos músicos – quem polui mais?
Written by Camões Radio on August 10, 2022
As emissões de CO2 dos músicos – quem polui mais?
Várias celebridades têm vindo a enfrentar fortes criticas pelo uso irresponsável de jatos particulares, e afinal, quem são os maiores poluidores? Desde que Kylie Jenner postou uma fotografia no Instagram com o seu jato e com o de Travis Scott, com a legenda “levamos o meu ou o teu?” o uso de jatos privados por celebridades tem sido tema de muita discussão na internet.
As criticas centram-se no impacto ambiental. Jatos privados são os piores infratores de emissões por passageiro, de cinco a quatorze vezes mais poluentes do que aviões comerciais.
Os dados recolhidos pela conta do Twitter Celebrity Jets comparados com as emissões de CO2 da população em geral pintam uma imagem bastante ampla dos principais infratores – e Kylie nem está no top 10. No mundo da música, os piores são:
1. Taylor Swift
A visão geral dos dados da Yard descobriu que o jato de Taylor realizou 170 voos desde janeiro, emitindo mais de 8.293 toneladas de CO2 – 1.184,8 vezes acima da média do emitido por uma pessoa. O seu avião passou o equivalente a 15 dias no ar este ano, o que é excepcionalmente alto, tendo em conta que a artista não está em tour.
Ainda assim, representantes de Taylor Swift disseram à Rolling Stone que seu jato é “emprestado regularmente a outros indivíduos. Atribuir a maioria ou todas essas viagens a ela é incorreto.”
2. Jay-Z
Muito amado rapper e marido de Beyoncé, Jay-Z foi o terceiro na lista das maiores emissões de CO2 e o segundo músico no geral. O seu jato particular realizou 136 voos este ano, emitindo 6.981 toneladas de CO2, 997,3 vezes acima da média do emitido por uma pessoa. Jay-Z também não está atualmente em tour, mas o seu jato acumulou 13,4 dias de voo este ano, incluindo um voo de 35 minutos de Nova Jersey a Boston.
O Washington Post relata que um advogado de Jay-Z atesta que o rapper não é dono do jato particular em questão — mas os dados de voo usados na análise são de um avião atribuído a Jay-Z por meio de seu relacionamento com a marca Puma, à qual a aeronave é afiliada.
3. Blake Shelton
O cantor country e marido de Gwen Stefani, Blake Shelton, é dono de um jato particular que realizou 111 voos este ano, o equivalente a 8,6 dias no ar, com 4.495 toneladas de CO2 emitidas. O jato de Blake tem um tempo médio de voo de pouco mais de uma hora. Os voos mais curtos relatados de seu avião incluem um salto de 38 minutos do Texas para Oklahoma e um voo de 27 minutos entre dois aeroportos da Califórnia.
4. Travis Scott
Apesar de Kylie Jenner não estar na lista dos 10 principais emissores de CO2 de celebridades, o seu namorado Travis Scott é o número 10, e ele é o quarto músico na lista – a distância média de voo de seu avião é de pouco mais de 7 milhas, a média mais curta em o top 10. O avião de Travis Scott acumulou 3.033 toneladas de emissões de CO2 e passou o equivalente a 5,8 dias no ar em 2022.
5. Drake
Embora não esteja classificado entre aqueles relatados como os piores infratores em relação às emissões de CO2 por pessoa, Drake e o seu jato privado estão sob escrutínio. O Boeing 767 privado do rapper fez recentemente uma suposta viagem de 14 minutos de Toronto a Hamilton em Ontário, entre outros voos curtos e caros. Drake insiste que “são estão apenas a mover os aviões para o aeroporto onde serão armazenados” e que “ninguém vai nesse voo”, mas os ambientalistas continuaram a criticá-lo.
“Esses voos curtos têm emissões pequenas em termos relativos, mas por pessoa são impressionantes”, diz Nikita Pavlenko, líder da equipa de combustíveis, do Conselho Internacional de Transporte Limpo. “As emissões da aviação estão a crescer exponencialmente ano após ano, e a poluição por jatos particulares está a crescer mais do que a aviação geral.”