Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Background

Dino D’Santiago anuncia novo álbum inspirado pela paternidade e por Cabo Verde

Written by on November 8, 2021

Dino D'Santiago Badiu - Camões Rádio - Música Portugal

Foto por Rita Sousa Vieira | MadreMedia

 

Dino D’Santiago anunciou “Badiu” como o seu novo álbum. Sairá já este mês e é inspirado no nascimento do filho e uma homenagem ao povo “badiu” da ilha de Santiago, em Cabo Verde.

 

Dino D’Santiago acaba de anunciar o lançamento de um novo álbum de originais. “Badiu” chega ao público a 26 de novembro e será apresentado num concerto no Coliseu de Lisboa, a 2 de abril de 2022.

Em comunicado de imprensa, pode ler-se que o disco foi influenciado pela paternidade e “por um contexto de pandemia que se revelou demasiado intenso. [O músico] rodeou-se de uma equipa de estúdio, músicos, produtores, família, e durante quatro semanas refugiou-se nos arredores de Lisboa, onde viveu, respirou, maturou e executou ideias, sons, pensamentos, música.”

“Rodeado por uma paisagem bucólica, o compositor quarteirense e equipa (…) serviram-se dela para mapear o batuque, despir a kizomba de tudo o que é supérfluo, colheram harmonias onde só a morna consegue, e fizeram deste ‘Badiu’ uma ode à sua nova condição de pai do pequeno Lucas”.

Dino D’Santiago acrescenta que as novas canções foram inspiradas, também, “na jornada do povo Badiu do interior da ilha de Santiago até às metrópoles da América e Europa, até à minha Quarteira umbilical”, explica Dino d’Santiago. “A música é o grande passaporte da cultura cabo-verdiana no mundo.”

A ilha de Santiago ficou conhecida como “a mais africana das ilhas de Cabo Verde”, por ter recebido o maior número de pessoas escravizadas dos territórios onde se situam hoje o Senegal e a Gâmbia. “O lugar onde a população negra, aproveitando o caos provocado pelos ataques piratas à cidade de Ribeira Grande, fugia do cativeiro para as montanhas do interior. E a estes grupos de escravizados foragidos chamou-se ‘Badius’ (vadios). Um termo historicamente depreciativo mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho”.


Download our app
android-app-store-app-store-and-android-icons-11553546864dl6gbnzyt2 (1) camoes radio - android-app-store-icons (2)