Dino D’Santiago foi o grande vencedor dos prémios Play
Written by Camões Radio on July 9, 2021
Dino D’Santiago subiu três vezes ao palco do Coliseu dos Recreios para receber os mais ambicionados prémios da noite. O autor de “Kriola” homenageou o ator Bruno Candé, falecido em julho de 2020, vítima de um crime de ódio racial.
A edição de 2021 dos prémios Play, Prémios da Música Portuguesa, deu particular destaque a Dino D’Santiago, que recebeu os prémios de Melhor Artista Masculino, Melhor Álbum (“Kriola”) e o galardão da crítica.
Protagonizando um dos momentos mais marcantes da noite, o artista dedicou o prémio de Melhor Álbum ao ator Bruno Candé, assassinado em julho de 2020 em plena rua, vítima de crime de ódio racial: “Este [prémio] vai direto para a família do [Bruno] Candé, vai para os três putos. Eu prometi”.
Os artistas aproveitaram o seu momento de destaque para demonstrar o seu desagrado e preocupação. Capicua e Manuela Azevedo (Clã) apelaram a uma maior defesa do setor por parte de quem governa o país.
Melhor Artista Masculino: Dino D’Santiago
Melhor Artista Feminina: Capicua
Melhor Álbum: “Kriola” de Dino D’Santiago
Melhor Grupo: Clã
Canção do Ano: “Louco” de Piruka
Artista Revelação: Cláudia Pascoal
Melhor Videoclip: ‘Assobia Para O Lado’ de Carlão
Melhor Álbum Jazz: “Dianho”, de André Fernandes
Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”, dos Cupertinos
Melhor Álbum de Fado: “Do Coração”, de Sara Correia
A cerimónia contou ainda com várias atuações ao vivo. Carolina Deslandes apresentou-se em palco ao lado de 11 cantoras: Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Irma, Sara Correia, Carolina Leite, Diana Castro, Inês Pires, Joana Duarte, Madalena Guedes, Rita Rocha e Rosa Antunes. Os Quatro e Meia e Bárbara Tinoco apresentaram-se em dueto, assim como Capicua e Mallu Magalhães e Bispo e João Pedro Pais. Buba Espinho, Cuca Roseta e Sara Correia juntaram-se numa homenagem a Carlos do Carmo, que morreu a 1 de janeiro deste ano, tendo com eles em palco três dos guitarristas que acompanharam o fadista ao longo da carreira: José Manuel Neto, Marino de Freitas e Carlos Manuel Proença. A cerimónia de entrega dos Play encerrou com a atuação dos HMB.