Current track

Title

Artist

Current show

Dancefloor

10:00 pm 12:00 am

 

Current show

Dancefloor

10:00 pm 12:00 am

 

Background

Jack Walters ainda vive nos anos 90: ouve CD, vê filmes em VHS e tem um telemóvel Nokia

Written by on January 4, 2023

Jack Walters ainda vive nos anos 90 - Camões Rádio - Noticias

Jack Walters ainda vive nos anos 90: ouve CD, vê filmes em VHS e tem um telemóvel Nokia

 

Quem nasceu antes da mudança do século e do milénio sabe bem como a vida era mais simples nos anos 90: os telefones eram fixos, as músicas ouviam-se em walkmans, os filmes eram vistos em VHS e não existiam computadores portáteis. Até a primeira PlayStation, lançada em 1995, tinha um design completamente diferente do atual.

A música também seguia um registo muito característico, basta olhar para os maiores hits da época — como “Baby One More Time”, de Britney Spears, ou o clássico que deixou as Spice Girls para sempre na história: “Wannabe”.

Olhando para trás, dá uma certa vontade de voltar no tempo e viver novamente os loucos anos 90, mas há quem vá mesmo mais longe. É o caso do ilustrador britânico Jack Walters, que nasceu no final dos anos 90 e nunca saiu de lá.

Com 24 anos, Jack é tão apaixonado pela época que transformou completamente a sua casa e a sua vida para continuar em 1998, ano em que nasceu. Isto apesar de pouco ou nada se lembrar da década.

“Eu era muito jovem para apreciar essas coisas, mas a minha primeira casa em Mansfield, Inglaterra, estava cheia de decoração dos anos 90. Eu achava imensa piada. Tínhamos uma cozinha cor de tangerina com eletrodomésticos verdes, o meu quarto estava coberto de sóis e luas”, explicou ao jornal britânico “The Guardian”.

O jovem mudou de casa cerca de 15 vezes durante a infância, mas “qualquer coisa que remontasse aos anos 90 parecia um lar”. À medida que foi crescendo, começou a apaixonar-se por mobílias antigas que encontrava em feiras ou lojas de caridade.

Este fascínio por outros tempos servia de escape à realidade da sua adolescência, que não foi nada fácil. Aos 15 anos, Jack Walters foi diagnosticado com síndrome de Asperger e assumiu publicamente a sua homossexual. Durante muitos anos, foi visto pelos outros como uma pessoa “diferente”, segundo o próprio. E foi assim até ao momento em que encontrou amigos com gostos semelhantes e deixou de ter vergonha de sair à rua com camisas estampadas e as suas Levi’s 501.

Mais seguro da sua identidade, nos anos seguintes, Jack foi acumulando algumas peças à coleção. Conseguiu comprar, por exemplo, o primeiro iMac de 1998 por 56€ no eBay e uma velha TV Sanyo, depois de ver um anúncio num jornal. Os dois aparelhos funcionam perfeitamente.

“Agora sou ilustrador e muito do meu trabalho é inspirado nos anos 90. Há dois anos, eu e o meu namorado [Matthew] mudámo-nos para um chalé com os meus pais em Bakewell, Derbyshire. Os meus pais deram-me liberdade para decorar a casa”. O quarto da mãe está decorado com lençóis florais e a cozinha tem eletrodomésticos amarelos e verdes dos anos 90. É uma espécie de réplica da casa da avó, com canecas às flores penduradas nas paredes e revistas antigas. O jovem confessa ainda que tem uma obsessão com os papéis de parede floridos e os edredons geométricos que se tornaram bastante famosos nos anos 90.

 

@the_sad_rad_dad

Tillys having nap time #whimsigoth #1990s #90s #cosyvibes #pupper #dog #90sinspired #bedroominspo

♬ Love Songs on the Radio – Mojave 3

 

E como um verdadeiro fã dos anos 90, não podiam faltar os CD e os discos. Conseguiu todos os CD’ “Now That’s What I Call Music”, de 1990 a 1999, em lojas de discos ou eBay. Tem ainda uma coleção de livros de capa dura daquela década, incluindo revistas de Laysa Ashley por 2€ cada.

Na sala de estar existe um calendário das Spice Girls pendurado na porta e um leitor de VHS antigo, ao lado do telefone fixo com antena. Além disso, usa o histórico telemóvel Nokia, ainda com teclas duras. O chão é forrado a alcatifa cor de laranja e as paredes estão pintadas num tom salmão, para deixar tudo num ambiente excessivamente colorido.

O jovem confessa ainda que tem uma obsessão com os papéis de parede floridos e os edredons geométricos que se tornaram bastante famosos nos anos 90.

Fora de casa, Jack conduz um pré-clássico Austin azul; e recentemente, comprou um Toyota Carina 1984 bege.

Apesar de, nos anos 90, não haver redes sociais, Jack Walters é obcecado pelo Instagram e pelo TikTok. O ilustrador britânico usa as plataformas para partilhar regularmente a sua vida, a casa e todos os objetos que usa no dia a dia — como se ele próprio tivesse ficado parado no tempo.

“Durante o confinamento comecei a fazer vídeos da minha casa no TikTok. Queria trazer nostalgia e alegria durante aquele tempo miserável. Quando as pessoas me perguntam porque é que faço isto, não há outra razão a não ser o facto de me trazer alegria. Isso não é suficiente?”.

 

Ainda vive nos anos 90 - Camões Rádio - Noticias

 

Fonte: NiT


Download our app
android-app-store-app-store-and-android-icons-11553546864dl6gbnzyt2 (1) camoes radio - android-app-store-icons (2)