Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 7:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 7:00 am

 

Background

Maro: do Instagram à vitória no Festival da Canção 2022

Written by on March 14, 2022

Festival da Canção 2022 - Camões Rádio - Portugal

Maro vai representar Portugal em Turim
Foto: Pedro Pina – RTP

Cantora, compositora e multi-instrumentista conquistou o pleno do júri e do público, derrotando consagrados como Aurea, FF, Agir e Os Quatro e Meia.

 

A voz serena do tema “Saudade, saudade” conquistou na noite de domingo a edição deste ano do Festival da Canção, com superioridade sobre os intérpretes favoritos: Aurea, FF, Os Quatro e Meia e Agir (que escreveu a canção para a concorrente Milhanas). Maro conquistou o pleno de 24 pontos – 12 atribuídos pelo júri do concurso musical da RTP e 12 do público -, com o tema cantado em inglês e português e dedicado ao avô desaparecido.

Foi uma noite de glória para a jovem no Estúdio 1 da RTP. Ela que, até este fim de semana, era uma ilustre desconhecida do grande público, mas que conta com um palmarés artístico invejável: já fez um dueto com Eric Clapton, participou numa digressão com o músico inglês Jacob Collier – vencedor de vários Grammys – e, na fase mais aguda da pandemia, quando o país se encontrava em confinamento, entrou pela casa dos portugueses nos diretos de Instagram de Bruno Nogueira na rubrica “Como é que o bicho mexe”.

Aos 26 anos, e já com atuações na Casa da Música, no Porto, ou no Teatro Capitólio, em Lisboa, Maro elegeu o Instagram para fazer os seus duetos, que já aconteceram com Vítor Kley, Salvador Sobral, Mariza ou Rui Veloso. Formada em música na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos, viveu em Los Angeles, na Califórnia, e durante a pandemia viajou para o Brasil antes de regressar a Portugal.

Este domingo, por volta da 1 da manhã, à frente de mais de uma dezena de jornalistas, Maro mantinha a serenidade que a fez sobressair em palco.

“Quando comecei a ver a quantidade de pessoas que se conectaram com o tema e mandaram mensagens de apoio e a dizer que estavam a votar comecei a perceber que havia uma possibilidade de ganhar”, referiu ao JN. “Foram bandas fortíssimas, não estava totalmente à espera”, acrescentou Maro, que dedicou o tema à família. “A canção é para o meu avô, para a minha avó, que é o meu maior suporte, e para o resto do clã, que me apoia a 100%.”

A jovem não consegue definir de que forma marcou a diferença e conseguiu sobressair. “Realmente não sei, cada atuação foi muito especial, houve grandes performances, boas letras e vestidos, não sei mesmo”, afirmou. “Vou tentar honrar esta noite daqui para a frente”, disse a intérprete à despedida.

Noite de homenagens

Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves foram os apresentadores de uma noite marcada pela palavra “resistência”, em sinal de solidariedade com a Ucrânia onde, em Kiev, Salvador Sobral conquistou a Eurovisão em 2017. Tozé Brito foi um dos homenageados da noite, com vários cantores, como Blaya, Tiago Bettencourt ou Sara Correia, a interpretarem alguns dos temas do conhecido letrista e músico.

 

 

Fonte: JN


Download our app
android-app-store-app-store-and-android-icons-11553546864dl6gbnzyt2 (1) camoes radio - android-app-store-icons (2)