Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Background

Pink Floyd lançam canção para a Ucrânia gravada na semana passada. É o primeiro original em 28 anos

Written by on April 7, 2022

Pink Floyd - Camões Rádio - Música

David Gilmour e Nick Mason // Getty Images

‘Hey Hey Rise Up’ é a primeira canção original que os Pink Floyd – agora constituídos pelo guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason – lançam desde “The Division Bell”, de 1994. A acompanhá-los está Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox, Nitin Sawhney e músicos que há muito colaboram com a banda britânica. Os lucros do tema, que será lançado esta sexta-feira, serão doados para ajuda humanitária à Ucrânia.

 

Os Pink Floyd lançam esta sexta-feira uma canção de apoio ao povo da Ucrânia. Intitulada ‘Hey Hey Rise Up’, a canção é o primeiro original que os Pink Floyd gravam juntos enquanto banda desde o álbum “The Division Bell”, de 1994.

O tema mostra David Gilmour (guitarrista) e Nick Mason (baterista) acompanhados pelo baixista de longa data dos Pink Floyd, Guy Pratt, o músico britânico Nitin Sawhney nos teclados e uma performance vocal de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox.

Gravada na última quarta-feira, 30 de março, usa a voz de Andriy a partir de de um post de Instagram, cantando na Praça Sofiyskaya, de Kiev. Andriy interpretava, na ocasião, ‘The Red Viburnum In The Meadow’, canção de protesto ucraniana escrita durante a I Guerra Mundial. O título da canção dos Pink Floyd é retirado do final de ‘The Red Viburnum…”, traduzindo-se como ‘Hey Hey Rise Up and Joy’.

Citado pela editora Warner, Gilmour, que tem nora e netos ucranianos, afirma: “Sentimos a fúria e a frustração provocados por este ato vil de invasão de um país pacífico e democrático que vê o seu povo assassinado por um dos maiores poderes do mundo”.

Gilmour explica também como conheceu Andriy e sua banda, Boombox. “Em 2015, toquei em Londres para apoiar o Teatro Livre da Bielorrússia, cujos membros tinham sido detidos. As Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam no cartaz. Os Boombox deveriam dar um concerto, mas o cantor teve problemas de visto e o resto da banda acabou por tocar comigo. Dedicámos ‘Wish You Were Here’ ao Andriy nessa noite. Mais recentemente, li que o Andriy tinha acabado uma digressão nos EUA e regressado à Ucrânia para integrar as forças de defesa territorial. Vi um vídeo incrível no Instagram em que ele está numa praça em Kiev, com uma igreja lindíssima como pano de fundo, a cantar no silêncio da cidade, sem tráfego ou ruídos de fundo. Foi um momento poderoso que quis, desde logo, transformar em música”.

Enquanto compunha a música, David conseguiu falar telefonicamente com Andriy, encontrando-o hospitalizado em Kiev a recuperar de um ferimento provocado por um estilhaço de morteiro. “Toquei um bocadinho da canção pelo telefone e ele deu-me a sua bênção. Esperamos fazer algo juntos no futuro”.

O objetivo dos Pink Floyd é “angariar fundos” para a causa ucraniana. “Queremos mostrar o nosso apoio e, dessa maneira, tornar evidente o que a maior parte do mundo pensa: é completamente errado uma nação superpoderosa invadir o país democrático em que a Ucrânia se tornou”.

O vídeo de ‘Hey Hey Rise Up’, refere comunicado da Warner, foi filmado por Mat Whitecross no mesmo dia em que a canção foi gravada. A canção, bem como o respetivo vídeo, ficarão disponíveis às 00h00 de sexta-feira.

Esta é a capa do single, cujos lucros reverterão para o Fundo de Ajuda Humanitária da Ucrânia. Apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, assinado pelo artista cubano Yosan Leon.

 

Fonte: JN


Download our app
android-app-store-app-store-and-android-icons-11553546864dl6gbnzyt2 (1) camoes radio - android-app-store-icons (2)