Mulher que em criança foi proibida de seguir o sonho da música ganha um Grammy aos 95 anos
Written by Camões Radio on November 22, 2022
Mulher que em criança foi proibida de seguir o sonho da música ganha um Grammy aos 95 anos
Ángela Álvarez, de 95 anos de idade, fez história ao ser a pessoa mais velha dos Grammys Latinos a ganhar o prémio.
Ángela é uma cantora e compositora nascida em Cuba que, após deixar de lado o sonho de seguir a carreira no mundo da música ao longo da maior parte da sua vida, por vários contratempos, começando com a desaprovação precoce do seu pai, quando esta ainda era criança, ao casamento e ao encontro da felicidade em criar os seus quatro filhos, passando pela separação dos seus quatro filhos pequenos (três rapazes e uma rapariga) durante dois anos, numa época de turbulência política em Cuba, nos anos 60, pela perda do seu marido e da sua única filha que morreu de cancro, Ángela nunca desistiu do seu sonho de partilhar a sua música com o mundo.
O seu neto, o compositor Carlos José Álvarez, que vive em Los Angeles, decidiu ligar-lhe e perguntar se ela tinha interesse em ir a um estúdio e gravar as suas músicas. E assim foi, o álbum foi lançado em Junho de 2021 e agora, em 2022, é premiada com um Grammy latino, numa categoria com com cantores a partir dos 17 anos.
Na cerimónia, foi anunciado que houve um empate entre Ángela e a cantora mexicana Silvana Estrada. Assim que subiu ao palco para receber o prémio, ela fez um discurso inspirador.
¡Felicidades! Ángela Álvarez y @silvanaestradab Mejor Nuevo Artista 🎶👏👏👏 #LatinGRAMMY pic.twitter.com/SdbTRnFfW9
— The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 18, 2022
“Quero dedicar este prémio a Deus e à minha amada pátria, Cuba, que jamais esquecerei. Também aos que ainda não alcançaram o seu sonho, embora a vida seja difícil, sempre há uma saída, e com fé e amor podem alcançá-lo. Eu agora sei, nunca é tarde demais.”
Fonte: TaBonito