Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

A mulher mais velha do mundo fez 119 anos e bateu recorde do Guiness

Written by on January 4, 2022

mulher mais velha do mundo - Camões Rádio - Noticias

 

A mulher mais velha do mundo fez 119 anos e bateu recorde do Guiness

 

Atualmente a esperança média de vida ronda os 80 anos, mas no inicio do século XX não era assim, contudo há quem fuja à regra das probabilidades e viva mais de um século. Betty White, uma atriz norte-americana muito acarinhada pelo público, faleceu a poucos dias de fazer 100 anos no dia 31 de dezembro. Poucos dias depois, as redes sociais viralizaram com imagens de Kane Tanaka.

Neste momento, Tanaka é a pessoa mais velha do mundo. No dia 2 de janeiro de 2022 celebrou o seu 119º aniversário num lar em Fukuoka, no Japão. Em março de 2019 já tinha sido galardoada com o recorde do Guiness por ser a pessoa mais velha atualmente viva. Se viver mais 4 anos irá transformar-se na pessoa mais velha que alguma vez viveu, ultrapassando Jeanne Calment que faleceu em 1997, com 122 anos.

“Espero que se mantenha saudável e se divirta todos os dias enquanto envelhece”, diz Eiji Tanaka, o neto de 62 anos, ao jornal japonês “Kyodo”.

O segredo para a longevidade? Não sabemos, mas garante que bebe Coca-Cola, a sua bebida favorita, e é apreciadora de chocolate. Os seus dias são ocupados com puzzles de números para ocupar a mente.

Tanaka nasceu em 1903, é a sétima filha de um total de nove, e casou-se com o primo aos 19 anos. Após o marido e o filho mais velho terem ido combater na segunda guerra entre Japão e a China, trabalhou numa loja de noodles para conseguir sustentar a família. A guerra, que durou entre os 1937 e 1945, teve como resultado a captura do filho que foi mantido como refém na Sibéria até regressar a casa em 1947.

A sua vida familiar foi repleta de tragédias. Teve dois filhos e três filhas. A mais velha morreu pouco depois de nascer, a mais nova morreu com apenas um ano e a sua terceira filha morreu com uma doença desconhecida.

Kane Tanaka nasceu no mesmo ano que os irmãos Wright fizeram o seu famoso voo com aquela que foi creditada como a primeira máquina voadora mais pesada que o ar e uns meses antes de George Orwell, escritor de 1984, ter nascido. Durante a sua vida passou por cinco reinados imperiais no Japão, duas guerras mundiais e 49 Jogos Olímpicos.

O número de centenários no Japão tem vindo a aumentar. Segundo documentos divulgados pelo ministério japonês da saúde, em setembro de 2021 existiam 86.510 cidadãos com 100 anos ou mais, um aumento de 6.060 pessoas quando comparado com o ano anterior. As mulheres como Tanaka, representam a maioria deste número, enquanto que os homens correspondem a aproximadamente 10 mil casos.

A esperança média de vida também é bastante elevada — 87,74 anos no caso das mulheres e 81,64 para os homens.