Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Background

Alunos ucranianos vestem-se a rigor para baile de finalistas em escola bombardeada

Written by on June 9, 2022

baile de finalistas em escola bombardeada - Camões Rádio - Ucrânia

Surgiram com vestidos de gala, fatos de cerimónia e dançaram a valsa nas ruínas do edifício numa despedida muito atípica.

 

A guerra que assola a Ucrânia não parece ter fim à vista. Provocou, claro, mudanças abruptas e drásticas na vida da população — grande parte dela abandonou o país para fugir ao conflito. Desde a invasão das tropas russas a 24 de fevereiro, muitos eventos não se realizaram e muitos momentos de passagem ficaram por comemorar. Porém, numa escola secundária, em Kharkiv, os alunos não deixaram que a imagem de destruição os impedisse de celebrar o final do ciclo de ensino. Regressaram ao recinto de ensino — agora com os edifícios em ruínas — para um baile de finalistas atípico.

Dez alunos da instituição optaram por se apresentar a rigor, com vestidos de baile e fatos de cerimónia, para concluir o ano letivo. E não deixaram que o cenário apocalíptico os impedisse de viverem um momento tão importante, cujos preparativos começaram no início do ano letivo.

Anna Episheva, tia de uma das estudantes, publicou uma fotografia da sobrinha com um longo e volumoso vestido vermelho. A jovem de 16 anos, Valeriia, surge de forma glamorosa no meio dos destroços, uma combinação visual que causou muitas reações nas redes sociais. As imagens acabaram por se tornar virais.

“A minha sobrinha deveria ter terminado este ano o liceu. Ela e as amigas compraram vestidos e ansiavam por este dia. Depois vieram os russos”, escreveu Episheva. “A escola dela foi diretamente atingida e destruída. Hoje, voltou ao que resta do edifício e dos seus planos.”

Além das fofografias, também foi divulgado um vídeo que captou o momento em que os jovens surgem a dançar a valsa. Foram os pais dos alunos que, estando presentes no momento, decidiram partilhar a euforia dos filhos apesar da realidade dramática que se vive em Kharkiv.

 

Fonte: NiT