Current track

Title

Artist

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Background

Bordalo II transformou um caixote do lixo da Assembleia da República num político

Written by on May 18, 2023

Bordalo II arte na Assembleia da República - Camões Rádio - Música

Bordalo II transformou um caixote do lixo da Assembleia da República num político

Animais gigantes feitos com plásticos reciclados e outros materiais são a imagem de marca de Bordalo II. Contudo, as suas criações não são monotemáticas. No passado domingo, 14 de maio, partilhou uma nova intervenção na sua página de Instagram que se destaca pela diferença.

O artista transformou um pequeno contentor do lixo ao lado da Assembleia da República numa obra de arte que representa, de forma metafórica, os políticos nacionais. A pintura de uma gravata na parte dianteira e o saco com resíduos pode ser comparado à cabeça de uma das figuras que marcam presença no Parlamento. A instalação inclui ainda um púlpito de madeira, com um microfone anexado, em frente ao caixote.

Como sempre, a peça aliou o seu tom provocatório aos materiais pouco convencionais para passar uma mensagem. A descrição da publicação é “trash talk”, uma espécie de trocadilho — devido aos objetos — que pode ser traduzido para “conversa fiada”.

A partilha da fotografia que retrata a criação já deu azo a várias teorias: algumas defendem que pode ser uma resposta à polémica visita de Tiago Paiva à Assembleia da República a convite da Iniciativa Liberal, durante a qual o YouTuber insultou António Costa. Outros defendem que é uma resposta mais generalizada do atual cenário político no País.

 

Fonte: NiT