Capitã Ucrânia regressa em defesa da pátria
Written by Camões Radio on March 17, 2022
Capitã Ucrânia regressa em defesa da pátria
Lucros de banda desenhada escrita por Jean-Marc Lofficer serão doados à Cruz Vermelha ucraniana.
A editora francesa Hexagon Comics anunciou o lançamento de uma edição protagonizada pela Capitã Ucrânia, uma personagem do seu catálogo que surge renovada devido ao tema que domina a atualidade: a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Se têm sido muitos os autores de BD a manifestarem-se contra esta ato de guerra publicamente ou através da sua arte, esta será a primeira edição a abordar diretamente o tema.
O projeto surge encabeçado por Jean-Marc Lofficer, um autor que trabalhou com Moebius e também para a Marvel e a DC Comics, bem como em diversos filmes e programas televisivos. O seu argumento será desenhado por Constanzo e Vincenzo Chiomenti.
Capitão Ucrânia, cuja verdadeira identidade é Nadiya Karine, é apresentada como descendente de Ivan Karine, um capitão ucraniano do século XVII criado por Vincenzo Chiomenti, cujas façanhas foram publicadas pela primeira vez em 1963.
A edição inclui a história da origem desta heroína e a imagem promocional já divulgada emula uma célebre capa do Capitão América a socar Hitler, publicada em 1940, em plena II Guerra Mundial. Agora o protagonismo está entregue à Capitã Ucrânia, que aplica um forte murro a Vladimir Putin, ao mesmo tempo que vários soldados russos disparam sobre ela.
A edição, disponível a partir de 15 de abril, inclui a origem da heroína, pelo seu criador, e “Le retour du Capitain Ukraine”, de Jean-Marc Lofficer e Constanzo, uma versão moderna da heroína, aqui apresentada associada aos vários ucranianos que ao longo dos séculos assumiram aquela identidade, unidos num esforço comum para combater a injustiça e a tirania.
“Captain Ukraine”, com 56 páginas a preto e branco, está em pré-venda no site da editora e os lucros resultantes reverterão para a Cruz Vermelha ucraniana.
Fonte: JN