Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

7:00 pm 9:00 pm

 

Current show

Antena 1

7:00 pm 9:00 pm

 

Background

Documentário conta a história de portugueses que emigraram

Written by on March 10, 2021

documentário emigrantes portugueses - Camões Rádio - Califórnia, EUA

O documentário “Untold Stories: Portuguese-Americans along the 99 corridor”, mostra as histórias originais dos portugueses que emigraram para o vale central da Califórnia, nos EUA. 

 

Este documentário será apresentado hoje num evento virtual, às 12:00 locais (20:00 em Portugal Continental). O título alude à estrada 99, que percorre todo o vale central e liga as várias comunidades onde os portugueses assentaram, sendo a maioria natural dos Açores.

Foi produzido por uma equipa do Departamento de Média, Comunicação e Jornalismo da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, com direção da videógrafa Candace Egan, docente do departamento, e Kelley Campos McCoy, professora de jornalismo.

O trabalho exibe sobretudo a experiência dos emigrantes portugueses, mas inclui o testemunho de alguns lusodescendentes. Um deles é o congressista republicano Devin Nunes, conhecido aliado do ex-Presidente Donald Trump, que fala da família, do vale e da sua experiência na comunidade portuguesa.

O congressista democrata lusodescendente Jim Costa, que representa o 16.º distrito da Califórnia e é muito ativo na comunidade luso-americana, também partilhou a sua experiência no documentário.

A lista de entrevistados inclui igualmente o juiz aposentado William Silveira, o empresário Richard Machado e a pintora Maria Fernanda Simões, entre outros.

Tem inicio com a chegada dos emigrantes portugueses ao vale de São Joaquim e passa pela manutenção da língua portuguesa, a importância da rádio na comunidade nos anos 1960 e 1970, o papel da igreja e das festas religiosas e a ligação que as pessoas ainda têm, sobretudo aos Açores, mesmo os que já nasceram nos Estados Unidos ou emigraram muito novos.

“Por último, há um segmento dedicado ao que é ser português e o que é ser americano”, detalhou Diniz Borges. “O que é ser americano, mas ainda sentir-se português”.

O PBBI está em conversações com a estação de televisão pública local, Valley PBS, para a exibição do documentário, e outras estações de acesso público poderão seguir-se. “Também vamos tentar disponibilizar para quem estiver interessado, incluindo as televisões das comunidades”, acrescentou Diniz Borges.

Tagged as