Current track

Title

Artist

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Background

Será que conseguimos falar com extraterrestres?

Written by on May 25, 2023

falar com extraterrestres - Camões Rádio - Mundo

Será que conseguimos falar com extraterrestres? Cientistas vão fazer o teste em Marte

No Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) estão em preparativos para simular um sinal ET que visa facilitar a comunicação entre seres humanos e espécies de outros planetas. A mensagem vai ser enviada esta quarta-feira, dia 24 de maio. A iniciativa pretende estrear esta comunicação mútua, considerando que outras equipas já enviaram sinais para o espaço, mas nunca o contrário, de acordo com o “Daily Mail”.

O Instituto SETI vai transmitir um sinal codificado de uma nave que orbita Marte para três telescópios no planeta Terra. O objetivo é, na visão dos investigadores, preparar os cientistas para a “experiência profundamente transformadora para toda a humanidade” quando espécies de outro planeta entrarem em contacto com os seres humanos, conforma cita o “Daily Mail”.

Não é de conhecimento público o tipo de sinal que está a ser utilizado e o que o mesmo inclui. No entanto, sabe-se que o orbitador de Marte da Agência Espacial Europeia vai transmitir a mensagem codificada às 20 horas e estimam que chega 16 minutos depois, fazendo um percurso de 300 milhões de quilómetros pelo espaço.

Após a transmissão, os cientistas pretendem dar acesso ao sinal ao público para decodificação. O mesmo vai ser comunicado à Terra pelo ExoMars Trace Gas Orbiter, que estuda a atmosfera de Marte desde 2016, conta o “Daily Mail”.

 

Fonte: MAGG

 


Continue reading