Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

Sabe quais são os filmes portugueses no Festival de Cannes

Written by on May 18, 2022

Festival de Cannes - Camões Rádio - Filmes

Os filmes portugueses chegaram ao festival de Cannes

 

O festival de Cannes termina no dia 28 de maio e conta com vários filmes portugueses.

Esta terça-feira, a 75.ª edição do festival de Cannes começou com a sessão de abertura marcada pela presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Também os filmes portugueses marcaram o festival. Em primeiro lugar, a nova longa metragem de João Pedro Rodrigues, ‘Fogo-Fátuo’, uma das atrações da Quinzena dos Realizadores.

Já em seleção oficial, na secção Sessões Especiais, vai passar ‘Restos do Vento’, de Tiago Guedes, protagonizado pelos atores Albano Jerónimo, Nuno Lopes e Isabel Abreu.

 

 

A Semana da Crítica guarda ainda mais duas longas metragens portuguesas: ‘Alma Viva’, de Cristèle Alves Meira, rodada em Trás-os-Montes, e ‘Tout le Monde Aime Jeanne’, realizado pela francesa Céline Devaux e com coprodução portuguesa, tendo sido rodada maioritariamente em Portugal, com técnicos e parte do elenco portugueses.

 

 

A programação inclui também a exibição das curtas-metragens ‘Ice Merchants’, de João Gonzalez, e ‘Mistida’ (produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e premiada no IndieLisboa), de Falcão Nhaga.

O festival de Cannes termina no dia 28 deste mês e o júri que atribui a Palma de Ouro é presidido este ano pelo ator francês Vincent Lindon. Os filmes portugueses estão fora da competição.