Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

Quem é o guitarrista português que brilhou na final do Super Bowl ao lado de Rihanna

Written by on February 14, 2023

guitarrista português com Rihanna na Super Bowl - Camões Rádio - Música

Quem é o guitarrista português que brilhou na final do Super Bowl ao lado de Rihanna

 

Na madrugada desta segunda-feira, 13 de fevereiro, o guitarrista português Nuno Bettencourt foi um dos músicos que subiu ao palco para dar apoio a Rihanna, num espetáculo que durou pouco mais de 13 minutos. Bettencourt é, de resto, mais conhecido por ser o guitarrista da banda Extreme.

O açoriano que foi viver para Estados Unidos quando era miúdo faz parte do lote de artistas que costumam acompanhar a cantora nas suas digressões. Contudo, Rihanna não tem feito concertos nos últimos anos — uma pausa quebrada agora com a aparição no estádio em Phoenix, no estado do Arizona.

A colaboração começou em 2010, explicava o próprio numa entrevista publicada em 2014. “Tínhamos acabado de fazer uma digressão dos Extreme e um amigo meu, o Tony Bruno, ligou-me a dizer: ‘Já te pedi dez vezes, mas sei que estás em Los Angeles. Nós estamos cá também, a Rihanna viu alguns dos teus vídeos. Aceitarias fazer isto?’ (…) E pensei, já estou nos quarenta, já faço a minha cena há tanto tempo. Inicialmente disse que não, porque o material tinha pouca guitarra. E ele disse-me que era essa a questão: ela queria algo mais pesado ao vivo.”

Perante o desafio, o guitarrista mudou de ideias. “Pensei: portanto, vou poder fazer o que faço melhor. ‘Posso arruinar cada uma das canções dela?’ E ele respondeu: ‘Sim’.”

Confrontado pelos céticos, Bettencourt explica que há mais perícia e dificuldade nos espetáculos do que se poderia pensar à partida. “É interessante, porque vêm ver o espetáculo, até na perspetiva de jornalistas e de revistas, na Alemanha ou nos Estados Unidos, vêm entrevistar-me, mas nunca ficam para ver o concerto. Digo-lhes sempre para ficarem, para ouvirem um par de canções”, explicou na entrevista à “Guitar Interactive”.

“Acabam por ficar e mandam-me sempre uma mensagem ou email a pedir desculpa, a dizerem que não sabiam que havia tanta técnica a acontecer. O baterista é o baterista do Stevie Wonder. É uma banda a sério, não há playback. Pegamos nos temas e tocamo-los a sério, não têm nada a ver com o que está no disco.”

 

 

Bettencourt assinala que tocar o alinhamento é “um trabalho duro”. “Vais de um tema pop a um reggae, a uma música eletrónica, ao punk e ao R&B. A quantidade de texturas, de sentimentos que tens de tocar, ao lado destes músicos incríveis que ouvem tudo, para mim certamente não é um trabalho de picar o ponto.”

Aos 56 anos, Nuno Bettencourt cimentou o seu nome como um dos melhores guitarristas do país, sobretudo graças aos muitos anos a tocar com os Extreme. Nascido na ilha Terceira, nos Açores, mudou-se para os Estados Unidos com apenas quatro anos. Juntou-se aos Extreme em 1985 e chegaram mesmo a tocar ao lado dos Aerosmith.

O tema que os catapultou para a fama foi o eterno “More Than Words”, composto por Nuno e Gary Cherone. Lançado em 1990, inserido no álbum “Pornograffitti”, chegou ao primeiro lugar da Billboard norte-americana, também no Canadá — e, naturalmente, em Portugal. No resto do mundo, foi também um incrível sucesso. No Reino Unido, o single vendeu mais de 200 mil cópias.

 

 

Fonte: NiT