Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

Está de volta o Interrail gratuito pela Europa

Written by on March 4, 2021

Interrail pela Europa - Camões Rádio - europa

Sempre quiseste viajar num interrail pela Europa de comboio? Esta pode ser a tua oportunidade.

O programa que oferece interrails de forma gratuita está de volta, uma oportunidade imperdível dos jovens europeus viajarem à descoberta do continente. Não há melhor forma de celebrar o atingir da maturidade! Para concorrer, só precisam de fazer 18 anos em 2020 (ou 2019, uma vez que a pandemia impossibilitou viagens no último ano) e de ter a nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia.

 

Quando fizeres a candidatura, terás de responder a um pequeno inquérito sobre a cultura europeia. Se fores selecionado, pode viajar pela Europa por um período mínimo de um dia e máximo de 30 dias. Esta iniciativa da Comissão Europeia acontece duas vezes por ano, uma por altura da primavera e outra no outono, com o objetivo de abrir novos horizontes e explorar diferentes culturas.

 

Segundo a “Lonely Planet“, a União Europeia está a relançar o programa que permitirá viajar sem limites na rede ferroviária europeia através do Interrail. Ainda não há datas exatas para quando os cidadãos se podem candidatar, mas sabem-se já duas coisas: as viagens serão em 2022; e este ano serão atribuídos o dobro dos passes.

Serão oferecidos cerca de 60 mil passes, de uma vez, provavelmente em outubro deste ano. Os candidatos aprovados vão poder utilizar os passes entre março de 2022 e março de 2023, por um período que pode ir até 30 dias.

 

Os jovens viajam de comboio, claro, mas há meios alternativos de transporte disponíveis, caso as condições meteorológicas, o tempo de viagem e a distância assim o obriguem. Até de avião, se for necessário, vai poder andar sem pagar. Também costuma ser possível organizar encontros e combinar planos de viagem com outros viajantes do DiscoverEU, através de um grupo no Facebook.

 

O passe de Interrail nasceu em 1972 para promover a mobilidade de jovens menores de 21 anos, sendo que, desde 1998, tornou-se utilizável em qualquer idade. Atualmente, é válido em mais de 40 mil destinos, num total de 33 países europeus.

 

Tagged as