Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Background

Ir vindimar mas sem roupa. Uma iniciativa em Grândola

Written by on September 25, 2021

Ir vindimar mas sem roupa - Camões Rádio - Portugal

 

Ir vindimar já é habitual por esta altura, mas a comunidade de naturistas decidiu criar um evento onde se vai sem roupa. 

 

A iniciativa foi do Clube Naturista do Centro que pretendia fazer algo inédito no país. Desafiaram a Herdade do Canal Caveira, em Grândola, em 2019, entretanto a pandemia viria a adiar os planos. No entanto, dois anos depois o evento aconteceu mesmo.

No domingo, 19 de setembro, um grupo de cerca de 20 naturistas visitou a Herdade para participar na tradicional apanha da uva. O sucesso desta iniciativa já deu que falar, inclusive no estrangeiro, e isto poderá ter colocado a Herdade no mapa. Além de que parece ter despertado o interesse de outros naturalistas.

“Acho que é mesmo inédito em todo o mundo. Temos recebido chamadas de Espanha a Itália, a perguntarem se se podem juntar a nós para outros eventos.”, explica a sócia-gerente da herdade, Vanda Paiva à revista NiT.

“Nós dissemos que sim sem qualquer problema. O evento aconteceu a um domingo, porque também não temos cá ninguém — e o grupo vindimou sozinho numa vinha à parte. Não estava lá mais ninguém a não ser os membros do clube e da federação.”

O evento não se limitou à vindima, ainda houve tempo para fazer uma prova de vinhos e uma visita guiada à adega, mas durante esse período já com roupa.

“Não recebemos pessoas despidas na adega, até porque não o podemos fazer, já que se trata de um produto alimentar”, explica Vanda Paiva que, ainda assim, assegura que a experiência é para repetir. “Os visitantes terão, no entanto, que vir a partir do Clube de Naturistas do Centro ou da Federação Portuguesa de Naturismo.”

“É algo natural, que não faz mal a ninguém, e também não é ilegal. É uma atividade como qualquer outra que fazemos por cá.”