Lenda do Maple Leafs, Börje Salming anuncia que tem ELA
Written by Camões Radio on August 11, 2022
Lenda do Maple Leafs, Börje Salming anuncia que tem Esclerose Lateral Amiotrófica
Börje Salming, que passou 16 temporadas no Toronto Maple Leafs e foi o primeiro jogador europeu a patinar em 1.000 jogos da NHL, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.
Salming fez o anúncio na quarta-feira num comunicado compartilhado pelos Maple Leafs.
“Recebi notícias que abalaram minha família e a mim”, disse Salming. “Os sinais que indicavam que algo estava errado no meu corpo acabaram sendo a doença ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig. Num instante, tudo mudou. Não sei como serão os próximos dias, mas entendo que haverá desafios maiores do que qualquer coisa que já enfrentei. Também reconheço que não há cura, mas existem vários testes em todo o mundo e haverá uma cura um dia. Enquanto isso, existem tratamentos disponíveis para retardar a progressão e a minha família e eu permaneceremos positivos”.
Today, Maple Leafs great Börje Salming shared a statement (below) on his health.
The Toronto Maple Leafs and all their fans around the world are sending you their love and support, Börje.
— Toronto Maple Leafs (@MapleLeafs) August 10, 2022
A ELA é uma “doença progressiva do sistema nervoso que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal, causando perda de controlo muscular”, de acordo com a Clínica Mayo. Os médicos não determinaram o que causa a ELA.
Não há cura atual para a doença.
“Em cerca de 70% dos diagnósticos, a doença começa com sintomas na medula espinhal, que enfraquece cada vez mais os braços e pernas do paciente, enquanto em cerca de 30% começa ao redor da boca e garganta, levando a uma fala arrastada e dificuldades de deglutição”. Dra. Caroline Ingre, médica de Salming, escreveu na declaração compartilhada.
“Esses pacientes também costumam ter um impacto emocional associado que se manifesta como riso ou choro incontrolável”.