Current track

Title

Artist

Current show

80 à hora

9:00 am 10:00 am

 

Current show

80 à hora

9:00 am 10:00 am

 

Background

Netflix foi multada e obrigada a retirar o filme da Porta dos Fundos

Written by on January 9, 2020

Um juiz do Rio de Janeiro ordenou a plataforma de streaming a deixar de ter o conteúdo disponível e impôs uma multa.

mais recente paródia da Porta dos Fundos na Netflix gerou alguma polémica junto de vários grupos religiosos e vai mesmo ter de sair do catálogo da plataforma. Um juiz do Rio de Janeiro, no Brasil, ordenou esta terça-feira, 7 de janeiro, que o conteúdo deixasse de estar disponível. Decretou ainda uma multa de 150 mil reais (33 mil euros) por cada dia que a Netflix demore a executar a ordem.

Segundo a revista brasileira “Veja”, o pedido para que o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo” fosse retirado foi feito pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, uma entidade conservadora católica. A decisão para que a Netflix deixasse de ter o conteúdo na plataforma foi dada pelo desembargador Benedicto Abicair, da 6.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“Retirar o programa é o mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, maioritariamente cristã”, explicou o desembargador. Benedicto Abicair, que viu o recente filme da Porta dos Fundos, refere ainda que “configura um ato de intolerância religiosa e um discurso de ódio, ao retratar, na véspera de Natal, Jesus Cristo como um homossexual pueril, namorado de Lúcifer, Maria como uma adúltera desbocada e José como um idiota traído por Deus”.

Na véspera de Natal, a 24 de dezembro, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi atacada por um grupo de extrema-direita, que reivindicou o incidente. Eduardo Fauzi Richard Cerquise é um dos suspeitos e foi identificado com recurso às câmaras de vigilância do prédio em questão. Faz parte do Frente Integralista Brasileira, que diz defensor dos valores cristãos. Eduardo fazia-se acompanhar por mais quatro pessoas no ataque, mas era um dos que não usava capuz, o que permitiu ter sido identificado.

A produção, que conta com Gregório Duvivier e Fábio Porchat, ficou disponível no início de dezembro. Por enquanto, a Netflix ainda não reagiu a esta ordem judicial e o conteúdo ainda pode ser visto.

 

Fonte: NIT