Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

Novo disco dos The Cure lidera Top 10 britânico e vende mais do que os outros todos juntos

Written by on November 12, 2024

The Cure: Robert Smith, vocalista e fundador do grupo de rock gótico, tem 65 anos. FOTO: TIAGO LOURENÇO

 

“Songs of a lost world” interrompeu silêncio de 16 anos da banda de Robert Smith e supera artistas como Charli XCX ou Sabrina Carpenter. Há 32 anos que os Cure não chegavam a número um do top.

Depois de ser aclamado pela crítica, o primeiro disco do grupo de rock gótico The Cure em 16 anos está a transformar-se num sucesso absoluto de vendas. Altamente antecipado, “Songs of a lost world”, que foi oficialmente editado no dia 1 de novembro, lidera agora o Top 10 de discos mais vendidos do Reino Unido. E está a deixar a concorrência a grande distância.

Segundo o relatório da Music Week, o álbum da banda de Robert Smith já superou os 40 mil exemplares vendidos – e, desses, 37 mil foram adquiridos em formato físico (vinil ou CD). O recorde tem ainda outros contornos: há 32 anos que os Cure não chegavam ao 1.º lugar do top de álbuns do Reino Unido, alcançado anteriormente em 1992 com “Wish”, que contém o super-êxito “Friday I’m in love”.

A avalancha de sucesso do grupo rock criado há 45 anos (“The imaginary boys”, disco de estreia, foi editado em 1979) é surpreendente: “Songs of a lost world” está a vender mais do que os restantes nove artistas do Top 10 juntos, numa lista que inclui colossos da pop e do rap como Charli XCX, Sabrina Carpenter ou Tyler The Creator.

 

Concerto de três horas no YouTube

 

O 2.º lugar do top britânico é atualmente ocupado por “Short n’ sweet” (Sabrina Carpenter), que vendeu cinco mil unidades na última semana. Tyler está em 3.º com 4,4 mil discos vendidos de “Chromakopia”, seguindo-se “Brat” (Charli XCX) e “The rise and fall of a widwestern princess” (Chappell Roan). O 14.º álbum de estúdio dos Cure foi lançado durante um espetáculo ao vivo no clube The Troxy, em Londres. transmitido em streaming para todo o mundo e ainda disponível no YouTube.

A gravação dura mais de três horas e percorre todas as canções do novo disco, além de êxitos intemporais como “Boys don’t cry”, “Just like heaven”, “Pictures of you”, “A forest”, “In between days” ou “The love cats”.

JN/Camões Radio