Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

“O que é ser português?” Se responder a esta pergunta pode ganhar mil euros

Written by on December 19, 2020

Ser Português - Camões Rádio - Portugal

// Pedro Santos

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal lançou o desafio para estimular a criatividade intelectual dos portugueses.

 

Nos primeiros dias de dezembro, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) desafiou os portugueses e lusodescendentes a refletirem sobre “O que é ser português?”, através de um concurso literário e audiovisual em que o melhor de cada categoria ganha mil euros.

Nesta primeira edição, os candidatos ao prémio de ensaio devem escrever de forma original até 3 mil palavras sobre o tema. E, para o prémio de audiovisual, podem incluir o género de cinema, vídeo, teatro, música e humor com duração mínima de dois minutos e máxima de cinco.

A iniciativa surgiu no âmbito dos 380 anos da Restauração da Independência, e apenas é válido para portugueses ou lusodescendentes, residentes em Portugal ou no estrangeiro, com idade superior a 18 anos. Os critérios de avaliação serão com base na forma como se manifesta a identidade portuguesa — refletindo a tradição cultural, harmonia, integrações nacionais e as memórias histórico-culturais.

 

Os trabalhos devem ser enviados para o email [email protected] ou por carta, com aviso de receção, para a sede da Sociedade Histórica até 30 de março de 2021. Os prémios serão entregues a 24 de maio de 2021, a data da sua fundação.

 

Fonte: NIT.pt