Current track

Title

Artist

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Current show

Aqui P’ra Nós

9:00 am 11:00 am

 

Background

Onze minutos no espaço custam 36 mil euros por segundo

Written by on July 27, 2021

Jeff Benzos viagem ao espaço - Camões Rádio - Mundo

Jeff Bezos levou irmão e dois turistas de 18 e 82 anos ao espaço
Foto Afp

Está feito o primeiro voo espacial da História com tripulação totalmente civil. Jeff Bezos levou irmão e dois turistas de 18 e 82 anos.

Não foi exatamente um passo de gigante para a Humanidade, como aquele que deu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a superfície da Lua, fez ontem justamente 52 anos, mas foi um grandíssimo salto para o turismo espacial civil. O foguetão New Shepard, da Blue Origin do magnata Jeff Bezos, que levava ainda a bordo o seu irmão Mark, a pioneira espacial Wally Funk, de 82 anos, e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, completou ontem um voo de 11 minutos que cumpriu o objetivo pessoal e comercial de Bezos: ir ao espaço com a sua própria nave.

Nesses 11 minutos, os quatro astronautas civis ultrapassaram a mítica barreira da linha de Karman, que é a fronteira espacial dos 100 quilómetros de altura, e ficaram em órbita durante quatro minutos antes do regresso à Terra. Foi o primeiro voo espacial da História sem piloto humano e com tripulação totalmente civil.

 

“VOCÊS PAGARAM ISTO”

Jeff Bezos, o homem mais rico do planeta – o património líquido do dono da Amazon vale 205 mil milhões de dólares, diz a Forbes – também não teve, rigorosamente, a eloquência de Armstrong e na primeira declaração pública, já com os pés no Texas, EUA, de onde partira, disse isto: “Quero agradecer a todos os funcionários e clientes da Amazon porque foram vocês que pagaram tudo isto!”, disse, em riso cascado, a segurar o chapéu à cowboy.