Current track

Title

Artist

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Current show

Pegado a Si

3:00 pm 7:00 pm

 

Background

Há um roteiro de arte no caminho de Santiago

Written by on May 30, 2022

roteiro de arte no caminho de Santiago - Camões Rádio - Portugal

Há um roteiro de arte no caminho de Santiago. Portugal está presente e homenageia atleta de 74 anos.

 

“As Estrelas do Caminho” inclui 9 murais, que ilustram pessoas com histórias de resiliência relacionadas com os Caminhos. A viagem artística passa por Portugal e desenhamos o roteiro para se perder na natureza de Paredes de Coura.

O roteiro artístico “As Estrelas do Caminho” surgiu em 2021 com 140 quilómetros. Agora, em 2022, foi alargado para 230 quilómetros entre o Porto e Santiago de Compostela. Os murais são feitos pela artista galega Lula Goce e pelo português Daniel Eime, que assinam a arte que vai estar pintada em locais visíveis na rua, como fachadas e pontes.

E Portugal não ficou de fora: há arte em Matosinhos, Barcelos, Ponte Lima e Rubiães. Já em Espanha, pode encontrar murais em Tui, Porrinõ, Pontevedra, Caldas de Reis e Padrón.

A arte pretende passar a mensagem de que os Caminhos são uma viagem e há uma “ligação entre pessoas de diferentes países e culturas, que partilham uma multiplicidade de experiências na sua viagem a Santiago de Compostela”, explica a organização em comunicado.

Goretti Castro, gerente de cultura, gastronomia e origem da Estrella Galicia, explica que “o Caminho de Santiago não pode ser compreendido sem as pessoas que fizerem dele a experiência que ele é, e que tem sofrido ao longo dos séculos”. “Por esta razão, quisemos fazer do diálogo um dos temas centrais da exposição, promovendo a ideia de uma experiência de colaboração e irmandade entre os povos, culturas e pessoas”, prossegue Goretti Castro.

Há nove murais dedicados à história de nove pessoas, que lidaram com todas as dificuldades envolventes ao Caminhos de Santiago. Um deles é dedicado a Andrea Gonzalvez, de Tuí, uma pianista e gestora cultural que foi considerada uma das 100 Melhores Mulheres Líderes em Espanha, com uma carreira marcada a nível nacional e internacional.

Em Caldas de Reis, um mural dedicado a Enrique Ocampo, que moldou os sinos da Catedral de Santiago. E em território português, há uma homenagem a Joaquim Sá, um atleta de Rubiães com 74 anos, que já atingiu recordes mundiais na modalidade de atletismo. Os murais em Caldas de Rei e de Rubiães já estão concluídos.

 

Fonte: MAGG

Tagged as