Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

Tangerine e VW China criam carro voador

Written by on August 10, 2022

Tangerine e VW China - Camões Rádio - Noticias

Tangerine e VW China criam carro voador

 

O estúdio Tangerine, com sede em Londres, colaborou com a Volkswagen Group China no design do primeiro protótipo de aeronave urbana da fabricante de automóveis, o V.MO. O nome é uma referência ao nome do projeto, Mobilidade Vertical.

Embora o projeto esteja em andamento há vários anos, Tangerine juntou-se à equipa em fevereiro de 2022, depois de ganhar um concurso para ser o parceiro de design da VW China.

A fabricante chinesa de máquinas Sunward assumiu os requisitos de construção e engenharia do primeiro protótipo. A VW Group China realizou a pesquisa de usuários, bem como coordenou o programa e revisou o projeto e o trabalho de engenharia.

O serviço privado EVOTL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) é um conceito de viagem de ponta inicialmente destinado a clientes chineses ricos que viajam entre as megacidades chinesas para negócios e lazer. A VW e a Tangerine dizem ter como alvo mais de cem indivíduos dessa descrição em toda a China para pesquisa de usuários, o que influenciou fortemente o design.

A Tangerine foi escolhida para a parceria pela sua experiência em projetos de aeronaves comerciais e conhecimento da experiência do passageiro, segundo He. “O exterior é apenas uma amostra do que está por vir e estamos ansiosos para mostrar o design de interiores e a experiência total do cliente num futuro próximo”.

 

V.MO aeronave - camões rádio - noticias

 

Como o V.MO funciona?
Com oito hélices fixas para cima e duas hélices de propulsão para a frente, a aeronave foi projetada para transportar quatro passageiros e bagagens até aos 200km. É puramente elétrico e totalmente autônomo, tentando “construir soluções de condução autônoma existentes e tecnologia de bateria para criar mobilidade de emissão zero”, de acordo com a VW China.

O V.MO utiliza um patim aerodinâmico para levantar o veículo do solo e apoiar os passageiros ao entrar e sair da cabine. Para manter os passageiros afastados das hélices, a cabine aerodinâmica está localizada sob as asas, que têm 11,2 metros de comprimento e 10,6 metros de extensão.

Desde a sua configuração X-wing até ao seu esquema de cores preto e dourado, o eVOTL visa parecer a melhor experiência de viagem de luxo, de acordo com a VW. A paleta de cores também acena para o ano lunar chinês do Tigre.

 

 

Qual é o próximo passo?
Os testes de voo para o primeiro protótipo já estão em andamento, com outros protótipos em fase de desenvolvimento. Seguem-se os padrões mais altos de testes para os protótipos aprimorados no verão de 2023.

O CEO da VW China, Dr. Feng Shin, também sugere que a tecnologia pode não se limitar à China por muito mais tempo. “Com o objetivo de longo prazo de promover a industrialização deste campo, estamos comprometidos a abrir novas oportunidades neste mercado emergente e de rápido crescimento com mais asas”, afirma.

Nos últimos anos, um mercado para aeronaves urbanas começou a surgir e houve muitas tentativas semelhantes de projetar e fabricar um veículo que se assemelha a um carro voador, como o empreendimento da fabricante holandesa Pal-V em 2017 e a colaboração da Porsche e da Boeing em 2019.