Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

UE põe fim a testes e quarentenas nas viagens

Written by on January 25, 2022

União Europeia Viagens - Camões Rádio - Covid-19

//JC Gellidon

UE põe fim a testes e quarentenas nas viagens

 

É oficial! A decisão do Conselho Europeu foi anunciada esta terça-feira, 25 de janeiro, e as novas diretrizes serão seguidas já a partir do dia 1 de fevereiro.

Portanto, qualquer cidadão com Certificado de Covid-19 válido – atribuído a quem está vacinado ou que tenha recuperado recentemente da doença – não deve ser sujeito a quaisquer quarentenas e testes.

A recomendação da UE tem como principal objetivo eliminar “restrições adicionais à livre circulação” dentro da União e, dessa forma, facilitar as viagens entre os estados-membros. “O Conselho adotou hoje uma recomendação sobre uma abordagem coordenada para facilitar a livre circulação segura durante a pandemia” e, segundo as novas regras, “as medidas relativas à covid-19 devem ser aplicadas tendo em conta o estatuto da pessoa e não a situação a nível regional, com exceção das áreas onde o vírus circula a níveis muito elevados”, pode ler-se num comunicado do Conselho Europeu.

Portanto, a partir do início de fevereiro, quem cumprir os requisitos acima mencionados poderá viajar livremente dentro da União apenas com o Certificado Covid-19.

Isto implicará uma alteração no controlo de fronteiras. Em Portugal, por exemplo, até agora era exigido um teste negativo aos viajantes que aterravam nos aeroportos nacionais, passando agora a ser exigido apenas o certificado.

 

Tagged as