Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

O viajante português que passou quatro dias com uma tribo indígena na Indonésia

Written by on June 30, 2022

Viajante Português com tribo na Indonésia - Camões Rádio - Viagens

João Amorim viajou até às ilhas Mentawai, onde acompanhou as rotinas de Toikot, um dos guardiões da selva

 

“Mamã, quero ir para ali.” Foi o que João Amorim disse, na altura com apenas dois anos, quando viu pela primeira vez o filme “O Livro da Selva”. Pouco ou nada ligava à televisão ou aos filmes da Disney, mas a história de Mogli, um rapaz indiano criado por lobos, deixou-o completamente colado ao ecrã. Mal sabia ele que, 28 anos depois, o desejo se tornaria real.

João Amorim tem 30 anos, nasceu em São João da Madeira e, como acontece a muitos jovens portugueses, sentiu-se perdido quando terminou o mestrado em Bioquímica. Era bom aluno e tirava boas notas, mas não era este o futuro que lhe estava destinado.

“Tinha acabado o mestrado e estava super infeliz e desnorteado com a escolha que tinha tomado. Senti que estava no sítio errado e isso foi difícil de aceitar”, começa por contar à NiT o jovem. E quando estamos perdidos e sem rumo, qual é a melhor decisão que podemos tomar? A resposta é fácil: fazer um gap year. Por coincidência, foi precisamente em 2015 que a Gap Year Portugal lançou pela primeira vez o concurso que oferece 6.500 euros de bolsa para quem quiser fazer uma pausa durante um ano e passar esse tempo a conhecer o mundo. João Amorim e a namorada tiveram a sorte de vencer o primeiro concurso e aquele cliché de que um ano sabático pode mudar o rumo de uma vida tornou-se mesmo real.

“Viajar foi o escape que precisava para parar, sair da rotina, conseguir encontrar-me e fazer aquilo que gostava”, recorda. Fizeram as malas, prepararam o roteiro e partiram juntos em direção à América Latina, onde andaram a seguir o sol durante oito meses.

Foi dessa experiência que surgiu o “followthesun”, nome no Instagram de João Amorim, que conta com mais de 100 mil seguidores e onde partilha todas as aventuras desde então. Mais do que paisagens bonitas, o intuito do viajante é partilhar a interação com a cultura e as pessoas. É mostrar o lado bom e o mau, com foco na experiência social e cultural.

O casal visitou países como Colômbia, Peru, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala. Foi por este último país da América Latina que acabou por se apaixonar. Assim que regressou a Portugal, decidiu organizar uma viagem à Guatemala e enviou o plano para algumas agências.

Quando se tornou guia de viagens da agência Landescape, conhecer o mundo deixou de ser um hobby e passou a ser um trabalho que lhe proporcionou oportunidades que jamais tinha sonhado. Uma delas foi passar quatro dias com uma tribo indígena nas ilhas Mentawai, na Indonésia, no mês de maio.

 

tribo da indonésia - Camões Rádio - Viagem

 

Fica a conhecer a história completa no site da NiT