Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

Os Jogos Olímpicos de Paris e a música!

Written by on August 15, 2024

Gojira atuou na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos ao lado da cantora de ópera Marina Viotto. Foto: Gojira

 

Nunca foi tão explícito o uso variado de músicas nos jogos olímpicos, o ano de 2024 entrou na história do principal evento desportivo com o Heavy Metal, os Gojira foram célebres no evento.

Quem assistiu a abertura dos jogos olímpicos de Paris, se surpreendeu com a atuação da banda heavy metal Gojira. O baterista dos Gojira, Mario Duplantier, congratulou-se com a atuação da banda na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris com uma publicação nas redes sociais onde a descreve como “um grande passo para a comunidade metal”.

“Foi uma honra enorme fazer parte desta cerimónia ambiciosa e épica”, escreveu. “Tenho de admitir que fazer headbanging diante de mil milhões de pessoas, tocando o mais forte que conseguia num cenário revolucionário de fogo e sangue, foi uma experiência muito gratificante”.

Com esta atuação, os Gojira tornaram-se na primeira banda de heavy metal a tocar numa cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

 

 

Quem estava a assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, à espera de grandes actuações de música pop como as de Celine Dion e Lady Gaga, provavelmente não estava preparado para ver Maria Antonieta, decapitada e ensanguentada, a cantar o hino francês do século XIX “Ah! Ça Ira” com a banda francesa de heavy metal Gojira. O quarteto tomou as rédeas da rainha decapitada com desenvoltura, terminando o seu reinado com um baixo de dois bumbos, uma guitarra rítmica pneumática e a interpretação rosnada do vocalista Joe Duplantier da letra, que insiste que depois da revolução, tudo ficará bem.

Cada membro da banda – Duplantier; o seu irmão, o baterista Mario; o guitarrista principal Christian Andreu; e o baixista Jean-Michel Labadie – tocou as suas partes numa janela diferente do palácio da Conciergerie de Paris, com fogo a ser espalhado por todo o lado à sua frente e a mezzo-soprano Marina Viotti a deslizar num navio, cantando a canção como se fosse ópera. A atuação durou apenas cerca de dois minutos e meio, mas entre os visuais surrealistas de cair o queixo e a agressividade de Gojira, que faz bater a cabeça até cair, tornou-se um dos momentos mais falados da noite. Houve reações de alguns comentadores de direita, que foram rápidos a denunciar a atuação como propaganda satânica (oh boy!!!). Mas para os metaleiros, foi um tipo diferente de validação – o reconhecimento do género num palco mundial. Já era tempo!!!

Durante as competições, o uso variado das músicas tem acompanhado o rítmo dos atletas, a ginástica artística sempre é o ponto alto no setor musical além da performance dos atletas. Neste evento as chinesas foram audaciosas ao incluiram trechos de música espanhola e clássica sempre com um toque asiático, uma das treinadores é espanhola, seria este talvez o motivo, ficou interessante! Já as americanos não inovaram, deixaram Michael Jackson continuar a ser o astro dos jogos no setor musical.

Passamos para o encerramento dos jogos em Paris… o lado francês teve lugar até passar o bastão ao próximo anfitrião, os USA.

 

Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish and Snoop Dogg Perform at 2024 Olympics Closing

 

Billie Eilish, Red Hot Chili Peppers, Snoop Dogg e H.E.R. estiveram entre os artistas da enérgica cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Paris, no domingo. Para começar, os H.E.R. tocaram o “The Star-Spangled Banner” em direto de Paris. Vestidos de branco e tocando guitarra, os H.E.R. cantaram o hino nacional dos EUA na perfeição, com holofotes vermelhos, brancos e azuis a brilharem no Stade de France. Depois da canção, continuou a tocar guitarra enquanto as câmaras se dirigiam para a borda do estádio, onde Tom Cruise apareceu e desceu de rapel até ao chão. Uma vez no chão, o ator apertou a mão aos atletas, incluindo Simone Biles. Depois, foi buscar a bandeira dos Jogos Olímpicos, colocou-a na parte de trás da sua mota e partiu, que momento!

Os artistas de Los Angeles foram escolhidos para ajudar a inaugurar a passagem para LA28, quando os Jogos Olímpicos de verão se realizarem em L.A. de 14 de junho a 30 de julho de 2028. As actuações foram uma mistura de apresentações pré-gravadas com actuações ao vivo.

A emissão passou então para imagens pré-gravadas. No clip, Cruise diz a alguém “Estou a caminho”, numa chamada telefónica, antes de saltar de um avião e saltar de para-quedas para um campo em Los Angeles, subir uma colina, mudar de roupa e fazer um trabalho rápido – fixar o logótipo dos Jogos Olímpicos no letreiro de Hollywood. Cruise é depois acompanhado pela ciclista Kate Courtney, que representou os EUA nos Jogos de Tóquio de 2020. Ela leva a bandeira para o LA Memorial Coliseum enquanto toca “By the Way” dos Red Hot Chili Peppers. Courtney entrega a bandeira ao quatro vezes velocista olímpico Michael Johnson, a quem se juntam outras pessoas na rua enquanto ele conduz a bandeira por Los Angeles. Jagger Eaton, que recebeu a primeira medalha olímpica de skate, pega na bandeira a seguir e conduz a multidão até à reta final para a praia da Califórnia, onde se realizam mais espectáculos.

 

 

O evento foi produzido sob a direção criativa de Ben Winston, que afirmou num comunicado que a entrega do LA28 prometia “mostrar o coração de LA – que, tal como os Jogos Olímpicos, é onde as pessoas vêm de todo o mundo para perseguir os seus sonhos”.

Ficaremos no aguardo das surpresas em 2028!!!

 

Fa Azevedo/rollingstone