Power to the People: John & Yoko: Uma viagem pela música e pela história
Written by Fabiane Azevedo on March 24, 2026
Em 30 de agosto de 1972, no lendário Madison Square Garden em Nova Iorque, John Lennon e Yoko Ono subiram ao palco com a sua banda Plastic Ono Band, apoiados pelos Elephant’s Memory e vários convidados especiais, para dois concertos beneficentes históricos conhecidos como One To One Concerts. Esses espetáculos, os únicos concertos completos que Lennon realizou após deixar os The Beatles, atraíram cerca de 40 000 pessoas e angariaram mais de US$ 1,5 milhão (equivalente a cerca de US$ 11,5 milhões em 2026) para apoiar crianças com deficiência intelectual e do desenvolvimento, incluindo as do Willowbrook State School em Staten Island, Nova Iorque.
Com um repertório que incluiu clássicos como “New York City”, “Instant Karma!”, “Imagine” e “Mother”, bem como faixas de Yoko Ono como “Don’t Worry Kyoko” e “Open Your Box”, estes concertos também apresentaram performances eletrizantes de “Come Together”, “Hound Dog” e o hino de paz “Give Peace a Chance” com convidados como Stevie Wonder e Melanie.

MICHAEL NEGRIN © YOKO ONO LENNON
A versão restaurada de 2026: Um filme de concerto único
Em 2026 chega às salas de cinema o filme de concerto Power to the People: John & Yoko Live in NY, uma versão restaurada, reeditada e remixada das filmagens originais multicanal captadas em 1972 pelo diretor Steve Gebhardt, agora dirigida por Simon Hilton, editada por Ben Wainwright-Pearce e produzida por Peter Worsley & Sean Ono Lennon. A produção musical foi realizada por Sean Ono Lennon, com misturas e engenharia de som de Paul Hicks & Sam Gannon, trazendo uma experiência audiovisual moderna e imersiva das duas lendárias actuações.
Este filme não só recria a energia dos concertos originais, mas também serve de homenagem à visão de paz e ativismo social que marcou a carreira de Lennon e Ono após os The Beatles, quando ambos se encontravam profundamente envolvidos com causas sociais e políticas. Veja o teaser abaixo.
Exibição em Portugal e no Canadá
Em Portugal:
O filme Power to the People: John & Yoko Live in NYC está programado para exibição limitada nos cinemas portugueses durante a sua temporada internacional de primavera/verão de 2026 (datas como 29 de abril e 3 de maio, foram anunciadas em vários mercados internacionais). Os detalhes específicos de salas e horários normalmente são divulgados nas programações das grandes cadeias de cinema e cinemas independentes, assim como no site oficial do filme e portais locais de bilhetes.
No Canadá:
No Canadá, o filme está em exibição em cinemas desde o final de abril de 2026, com bilhetes disponíveis através de redes como Cineplex e outros exibidores que listam a sessão nas suas programações online. Além disso, fãs e cinéfilos podem acompanhar trailers, notícias e atualizações online, e é provável que, após o período de exibição cinematográfica limitada, o filme seja disponibilizado em plataformas de streaming ou compra/rent digital (a confirmar com lançadores oficiais como Mercury Studios e distribuidores regionais).
Um Legado que perdura
O lançamento do filme Power to the People capitaliza também o interesse em torno do vasto box set musical homónimolançado em outubro de 2025, uma coleção de vários discos que inclui gravações remasterizadas e inéditas dos concertos One To One e outras raridades de Lennon e Ono. Esta caixa expandida celebra não apenas as performances ao vivo, mas a própria parceria artística e compromisso político-cultural do casal durante o início dos anos 1970.
Ao revisitar estas performances agora remasterizadas em cinema, a obra convida novas gerações a experienciar a energia crua e a mensagem de paz destes concertos únicos, um momento fundamental na história da música e da cultura pop do século XX.
Camões Radio