Primavera Sound testou concerto sem distanciamento social
Written by Camões Radio on January 18, 2021
Em dezembro de 2020, o festival Primavera Sound, de Barcelona, em Espanha, fez uma experiência em coordenação com várias organizações de saúde para testarem uma série de medidas de segurança.
A sala tinha capacidade para 1600 pessoas e cerca de mil voluntários decidiram participar. 463 assistiram às performances, enquanto os restantes 496 ficaram num grupo de controlo, sem acesso ao espaço.
Todos os participantes foram obrigados a usar máscaras, desinfetar frequentemente as mãos, no entanto não tiveram de praticar o distanciamento dentro da sala.
Uma semana depois, os mil participantes fizeram um segundo teste rápido ao Covid-19. Dos 463 que assistiram aos concertos, nenhum estava infetado. No grupo de controlo de 496 pessoas foram identificados dois casos positivos — o que reflete, também, os contágios que podem acontecer na vida comum das pessoas.
Assim, a organização espera concluir que assistir a um concerto numa sala de espetáculos, com todas estas medidas de segurança, seja algo seguro e de baixo risco de contágio.
“Assistir a um concerto com uma série de medidas de segurança, que incluíram um teste antigénio negativo feito naquele dia, não levou a um aumento de infeções por Covid-19. Esperamos que estas conclusões ajudem a salvar os concertos durante a pandemia de Covid-19”, disseram os autores da experiência.
Vale a pena lembrar que:
Um estudo realizado na Alemanha concluiu que o risco de contágio em concertos — com várias medidas de segurança — é mínimo.