Current track

Title

Artist

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Background

De Boris Johnson a Bolsonaro, estas são as 9 melhores imagens satíricas do World Press Cartoon

Written by on September 22, 2020

De Boris Johnson a Bolsonaro, estas são as 9 melhores imagens satíricas do World Press Cartoon

 

A 15.ª edição do evento decorreu no domingo, 20 de setembro, e premiou os melhores desenhos humorísticos publicados na imprensa internacional. Um dos vencedores é português. Em breve, as imagens vão estar numa exposição de entrada livre.

 

Sátiras à situação da Amazónia, à crise dos refugiados na Europa, à relação entre a China e os Estados Unidos. Putin, Trump, Bolsonaro e a muitos outros reconhecidos e controversos nomes no panorama da política internacional. Foram algumas destas inspirações que se destacaram no 15.ª edição do World Press Cartoon, o evento que decorreu no domingo, 20 de setembro, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.

Anualmente, celebra e distingue o melhor do desenho de humor publicado em imprensa internacional, estabelecendo sempre um grande vencedor: em 2020, foi a caricatura de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, a peça que levou o Grand Prix. É assinado pelo alemão Frank Hoppmann e foi publicado no jornal online “Eulenspiegel”, em 2019.

O Grand Prix pertence à categoria “Caricaturas”, na qual foi destacado também um desenho de autoria portuguesa: em terceiro lugar, com uma imagem de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, ficou a obra de Pedro Silva, publicada na plataforma holandesa Cartoon Movement.

 

  • Cartoon - Camões Rádio - Mundo
    1.º Prémio Caricatura, "Boris Johnson", Frank Hoppmann, Alemanha

 

Ainda dentro deste tema, em segundo lugar, ficou o desenho do mexicano Dario, em que se vê uma caricatura do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, a depilar o peito que, ao invés de conter pelos, tem uma floresta, numa alusão à situação da Amazónia.

Há ainda mais duas categorias: a Desenho de Humor e Cartoon Editorial. Na primeira, podemos ver figuras como o presidente russo Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou o líder da Coreia do Norte, enquanto que, na segunda, se faz referência aos “coletes amarelos”, em oposição aos “coletes de salvamento”, numa alusão à crise de refugiados.

 

  • Cartoon - Camões Rádio - Mundo
    1º Prémio de Desenhos de Humor, "Mensagem em Garrafa", Georgopalis, Grécia

 

  • Cartoon - Camões Rádio - Mundo
    1º Prémio de Cartoon Editorial, "Política Mundial", Aytos, Turquia

 

Fonte: MAGG.pt

Tagged as

Continue reading