Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

Aos 94 anos, Daphne Selfe é a modelo mais velha do mundo: “Não me reformo”

Written by on July 7, 2022

Modelo Daphne Selfe - Camões Rádio - Curiosidades

Os 94 anos de resiliência Daphne Selfe, a modelo mais velha do mundo: “Não me reformo”

 

O seu longo currículo é digno de ser citado. Os seus três filhos e quatro netos também podem ser mencionados. No entanto, o lado humano e profissional de Daphne Selfe vai muito além destes dados. A britânica de 94 anos, é a modelo mais velha do mundo. A experiência acumulada numa indústria bastante feroz, deu-lhe uma certeza: não se quer reformar.

São mais de sete décadas em torno do mundo da moda, um universo que lhe era completamente alheio na juventude passada entre Berkshire e Hertfordshire, no Reino Unido. A sua verdadeira paixão eram os cavalos, apesar de apreciar as magníficas roupas que a mãe vestia.

Tinha 21 anos quando foi descoberta, em 1941. Trabalhava numa pequena loja e foi a vencedora de uma competição organizada pelo espaço, um desfile de moda que lhe valeu um prémio: aparecer na capa da publicação Reading & Berkshire Review.

Ainda não existia um culto em torno das modelos e tampouco existiam semanas com desfiles internacionais Ainda assim, Selfe foi trilhando o seu caminho com bravura até se casar, em 1954. Tentou regressar nos anos 60, mas nomes como Twiggy tinham transformado os ideais de beleza. Voltar a trabalhar no mundo da moda parecia estar fora da equação.

 

Novas janelas

Uns meses depois da morte do marido, de uma chamada inesperada surgiu um convite ainda menos esperado. Eara para desfilar na semana de moda de Londres, a mais disruptiva das capitais europeias. O evento terminou com Daphne a ser aplaudida de pé — um regresso épico. Tinha 70 anos e a mesma atitude hipnotizante.

O momento tornou-se um marco para as mulheres mais velhas que passaram a sentir-se representadas. Se há momentos de rutura com ideais, a forma como Daphne Selfe desafiou os estereótipos presentes na indústria foi um deles.

Pouco tempo depois foi contactada pela Vogue e por nomes tão sonantes como o fotógrafo Nick Knight. De volta às luzes da ribalta, espoletou conversas importantes sobre tópicos como a idade, a definição de modelo, moda e beleza.

A britânica tornou-se um rosto em desfiles de insígnias como a Dolce and Gabbana, a Olay e a Eyeko. Das aparições natelevisão às sessões fotográficas que continua a realizar com artistas e profissionais, insiste em não parar. Pode abrandar, mas o seu rosto e o seu nome continuam a dar que falar. Em 2019, ganhou a Medalha do Império Britânico pelo seu contributo para o mundo da moda.

Afirma que não pretende reformar-se e apesar de já não conseguir usar saltos altos, nunca abandonou as armas com que se defendeu ao longo dos anos: o seu sentido de estilo e individualidade.

“Percebo que o meu corpo não é exatamente o mesmo, mas esforço-me. Os miúdos acham hilariante que ainda seja modelo. Não me reformo. Quando a vida é tão interessante, por que devo desistir até que ela desista de mim?”, disse à publicação britânica “Telegraph Magazine”, em 2018. E nada mudou.

Com o passar dos anos, as redes sociais tornaram-se uma parte do seu trabalho. Conta com 60 mil seguidores na sua página de Instagram, que criou aos 85 anos, e encara a plataforma como uma forma de mostrar a evolução do seu estilo. Com looks vibrantes ou escuros, acessórios exagerados ou complementos mais casuais, Selfe continua a exibir a sua criatividade, a vestir o que gosta e a chocar muita gente.

 

Fonte: NiT

 

Modelo Daphne Selfe 94 anos - Camões Rádio - Curiosidades