Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Background

Animais hibernam congelados para se proteger do frio extremo nos EUA

Written by on January 26, 2024

Animais hibernam congelados para se proteger do frio extremo nos EUA

Jacarés nos estados americanos do Texas e Carolina do Norte estão sobrevivendo ao frio extremo do inverno por meio de um tipo de hibernação especial dos animais de sangue frio, chamado brumação. Os répteis flutuam até a superfície do corpo d’água onde habitam e permitem que a água congele ao seu redor, deixando apenas as narinas de fora para respirar.

As temperaturas em ambos os estados chegaram a -8°C nas últimas semanas, devido a uma onda de frio que congelou muitas cidades dos Estados Unidos. Os ares glaciais despertaram a preocupação de algumas pessoas em relação aos animais de um santuário de jacarés na Carolina do Norte, que publicou um vídeo no TikTok para tranquiliza-las.

“Fico feliz em informar que todos os [jacarés] estão completamente congelados”, disse um representante do Swamp Park ao filmar os répteis imóveis sob uma camada de gelo. “Temos literalmente picolés de jacaré no momento”.

Alguns animais da filmagem estão com o focinho submerso, mas o homem explica que isso não é motivo de alarme, pois eles podem segurar a respiração por até 24 horas durante a brumação.

Outro vídeo publicado no TikTok pelo santuário Gator Country, no Texas, mostra um réptil congelados em meio a um lago de águas turvas. Um representante do parque explica que “o coração dele está batendo apenas três vezes por minutos, é incrível, é assim que jacarés sobrevivem no gelo”.

Esses répteis começam a preparar o metabolismo para a brumação quando sentem a formação de cristais de gelo ao seu redor. Diferente dos mamíferos, eles não entram em um estado de sono profundo durante esse período, podendo ter períodos de atividade para fazer coisas importantes, como beber água. Além disso, os jacarés não precisam consumir grande quantidade de comida antes de entrar nesse estado catatônico.

Fonte: O Globo