Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Background

O icónico balancé de crianças no Muro do México ganhou um importante prémio de design

Written by on January 19, 2021

balancé de crianças no Muro do México - Camões Rádio - Mundo

A instalação nem durou uma hora mas correu o mundo e marcou uma época. O prémio surge numa altura particularmente simbólica.

 

Pode ter sido pelo simbolismo pela mensagem, pelo design, pela funcionalidade conseguida e criada num ambiente tão adverso, pela combinação de todos estes fatores. Certo é que “Teter-Totter Wall”, uma instalação interativa temporária projetada pelos arquitetos californianos Ronald Rael e Virgina San Fratello, ganhou o 2020 Beazley Design of the Year, um dos mais reputados prémios anuais do setor.

Segundo a “CNN“, a instalação, que aconteceu em julho de 2019, consistia em três balancés rosa choque que foram encaixados nas aberturas da parede de aço da fronteira que separa os Estados Unidos e o México, criada pela administração Trump.

A obra, além de artística e simbólica, permitiu que crianças de El Paso, Texas, e da comunidade de Anapra em Juárez, México, brincassem juntas: apesar do muro de metal de seis metros e literalmente través dele, conseguiam partilhar um balancé.

Segundo explicou então um dos arquitetos ao canal norte-americano, o “Teeter-Totter Wall” foi projetado para ilustrar a ligação intrínseca entre as duas terras e foi uma colaboração com o coletivo de artistas “Juárez Colectivo Chopeke”. “O que se faz de um lado tem impacto do outro”, disse então Ronal Rael “e isso é o que é um balancé”.

Para a instalação um designer trabalhou em Juárez, no México e outro em El Paso, nos EUA. No entanto, tudo durou pouco: de acordo com a página dos prémios Beazley, “por pouco menos de vinte minutos em 28 de julho de 2019, os residentes de El Paso e da comunidade Anapra no México puderam, pela primeira vez, unir-se por meio do jogo”. Apesar do pouco tempo de duração, as imagens perduraram e correram mundo, e a mensagem também.

Além disso, o prémio surge numa altura particularmente simbólica: a horas da saída de Donald Trump, que teve como bandeira política o erguer deste muro (e cuja construção ainda inacabada o seu sucessor, Joe Biden, deverá pelo menos travar), do cargo de presidente dos Estados Unidos.

 

 

Fonte: NIT.pt