Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Current show

Antena 1

7:00 pm 12:00 am

 

Background

Jornalista que se manifestou em TV russa multada e libertada

Written by on March 15, 2022

Jornalista russa sobre Guerra na Ucrânia - Camões Rádio - Noticias

Marina Ovsyannikova exibiu um cartaz apelando ao fim da guerra, com críticas a Moscovo
Foto: EPA/DSK

 

A jornalista Marina Ovsyannikova, que na segunda-feira se manifestou contra a guerra na Ucrânia numa emissão em direto da televisão russa onde trabalhava, foi julgada por “manifestação ilegal” e condenada ao pagamento de multa. Disse que foi interrogada durante mais de 14 horas.

 

Considerada culpada de ter cometido “uma infração administrativa” – por ter irrompido o noticiário mais visto da televisão russa, com um cartaz protestando contra a guerra na Ucrânia e a propaganda da imprensa controlada pelo Kremlin -, Marina Ovsyannikova deverá pagar uma multa de 30 mil rublos (cerca de 250 euros).

“A minha vida mudou muito, isso é certo. Estou satisfeita por ter expressado o que pensava. Mais importante, existe agora uma nova tendência: outros jornalistas estão a seguir o meu exemplo”, declarou Ovsyannikova no final da audiência. “Foram dias muito difíceis da minha vida, passei quase dois dias sem dormir, o interrogatório durou 14 horas. Não tive direito a falar com a minha família, nem tive acesso a assistência jurídica e é por isso que estava numa situação muito difícil”, relatou a jornalista, que acabou por contar com o advogado bielorrusso Anton Gashinsky, que tem licença para exercer na Rússia.

 

 

Antes de ter invadido a emissão russa, acusando o canal de se aliar à propaganda do Kremlin não dizendo a verdade à população, a jornalista gravou um vídeo, onde considerou um “crime” o que estava a acontecer na Ucrânia e disse ter vergonha de trabalhar para um canal que, apontou, só serve os interesses de Putin. “Estou envergonhada por ter me permitido contar mentiras na tela da televisão. Envergonhada por ter permitido que russos fossem transformados em zombies”, detalhou.

O Channel One é transmitido em toda a Rússia e segue a tese do Kremlin de que Moscovo foi forçado a agir na Ucrânia para desmilitarizar e “desnazificar” o país numa “operação militar especial”.

 

Fonte: JN