Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

Menino português publica o primeiro livro com 9 anos

Written by on February 17, 2022

menino português publica livro - Camões Rádio - Portugal

Menino português publica o primeiro livro com 9 anos

 

Dinis Capela aproveitou o tempo de pandemia para escrever uma história que foi agora editada e na altura só tinha 8 anos. O menino, de Barcelos, é o autor de “Ataque Eletrofantaz – e a Pedra do Poder”, que foi editado pela Flamingo. Está disponível por 10€ e pode ser comprado online.

Ilustrada por Tatiana Dolgova, esta história infanto-juvenil centra-se numa aventura de três amigos — Dinis, Pedro e Ângelo — que têm de enfrentar os Eletrofantaz. São “seres vindos da Internet, que eram apenas uma brincadeira, mas tornam-se reais atacando tudo e todos”.

“A ideia veio de brincadeiras minhas e dos meus amigos. Antigamente era um ataque de zombies, mas mudámos para ataque de Eletrofantaz. Anotava todas as brincadeiras num caderninho. Depois, na quarentena, os meus pais ensinaram-me a utilizar o computador e escrevi todos os textos do caderno no computador”, explicou o Dinis.

A ideia de levar a escrita mais longe foi do próprio Dinis. E o pai explicou o processo e força de vontade do menino:

“Em janeiro de 2021, perguntou-nos: pai, como é que se pega nestas histórias e se transforma num livro verdadeiro? Expliquei que era através de uma editora. Passado uns minutos já tinha pesquisado no Google e encontrado a Flamingo. Ele que é que fez tudo — essa é a parte mais fascinante. O mais engraçado é que no site da Flamingo dizia que era preciso enviar o trabalho e uma autobiografia. E vem ele ter comigo: pai, o que é isto da autobiografia? Explicámos e passados 20 minutos tinha a autobiografia escrita, que é até a que aparece no livro. Enviámos o livro, sem acreditarmos muito e sem grandes expetativas, expliquei-lhe que seria pouco provável. Mas o que é certo é que passado algum tempo recebemos a resposta a dizer que queriam editar. Ficámos todos contentes.”

“Ataque Eletrofantaz – e a Pedra do Poder” foi editado em meados de dezembro, quando Dinis tinha nove anos, mas a família Capela passou os últimos dois meses em sucessivos isolamentos provocados pela pandemia. Portanto, só agora estão a divulgar que o livro, que já está disponível para ser comprado.

“Há pessoas que já nos perguntaram: mas foram vocês que escreveram? Não, foi mesmo o Dinis que escreveu a história toda. Fizemos algumas correções gramaticais, mas a história é 100 por cento dele. A editora também fez a sua revisão, mas foi tudo à base de erros gramaticais e de semântica. Veio mesmo tudo da cabeça dele”, explica João Capela.

Quanto ao futuro, Dinis Capela parece estar comprometido com a continuação da saga de “Eletrofantaz”, independentemente de os próximos capítulos serem ou não editados. E já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: “escritor, ator, realizador, duplo e futebolista”.