Current track

Title

Artist

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Current show

Mundo Mix

11:00 am 3:00 pm

 

Background

Este prodígio de 10 anos é o novo fenómeno da pintura mundial

Written by on October 5, 2022

prodígio de 10 anos é o novo fenómeno da pintura mundial - Camões Rádio - Noticias

Este prodígio de 10 anos é o novo fenómeno da pintura mundial

 

Andres Valencia tem apenas 10 anos, mas é o novo fenómeno mundial das artes. Apesar da curta carreira, o pequeno Picasso, como é conhecido, já expôs numa das galerias mais conceituadas de Nova Iorque, a Chase Contemporary, onde os seus 35 quadros foram vendidos rapidamente. Uma da sobras chegou a ser vendida por cerca de 160 mil euros, num leilão em Hong Kong, e outra por  mais de 230 mil euros num evento de caridade em Itália. O futuro parece ser promissor para o miúdo que vive em San Diego, na Califórnia.

Andres começou a mostrar o interesse pela pintura quando tinha apenas 4 anos. Os pais notaram que ele passava várias horas a tentar replicar um desenho de Retna, um artista contemporâneo mais conhecido pelo graffiti. “Eu trazia papel e ficava ali a tentar copiá-la, mas levei anos a conseguir acertar”, disse Andres ao jornal americano “The New York Times”.

Quando começaram a reconhecer o seu enorme talento, passou a vender aguarelas a amigos e família por apenas 20 dólares, o equivalente a 20€. Porém, um amigo da família, diretor da galeria Bernie Chase, começou a oferecer-lhe mais dinheiro pelos seus quadros e apresentou o artista ao responsável pela Art Miami, uma feira de arte nos Estados Unidos. Durante o evento, o talento do pequeno pintor surrealista foi notado e várias celebridades como Sofia Vergara ou Channing Tatum compraram as suas obras. Desde aí nunca mais parou.

Grande parte do dinheiro dos quadros foi entregue a instituições de solidariedade. Para Andres, o mais importante é que a comunidade comece a valorizar a arte feita pelos mais pequenos. “Quando veem uma criança a desenhar esboços num papel com uma caneta, muitas pessoas pensam que esses desenhos não devem ser expostos numa galeria. Às vezes, as pessoas mais velhas simplesmente não o percebem”, revela à mesma publicação.

 

Fonte: NiT

Tagged as