Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Background

Saiba qual a profissão mais promissora para os próximos 5 anos

Written by on August 16, 2023

empregofuturo-camoesradio-new

Emprego do futuro: saiba qual a profissão mais promissora para os próximos 5 anos

O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas e o aumento do acesso digital estão mudando o mercado de trabalho, e muitas funções que vemos hoje podem desaparecer, enquanto novas habilidades serão necessárias.

O cenário mostra que a necessidade de mão de obra já não é mais as mesma desde a pandemia de Covid-19, refletindo as mudanças geopolíticas e econômicas sofridas nos últimos anos.

De acordo com o estudo, cerca de 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos. Neste cenário, 69 milhões de vagas podem ser criadas, enquanto 83 milhões correm o risco de extinção.

Com isso, não é incomum encontrar trabalhadores preocupados com o futuro de seus cargos, principalmente com o avanço de tecnologias de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT.

Se você é uma dessas pessoas que se preocupa em se atualizar sobre as tendências do mercado de trabalho, confira a seguir qual será a profissão mais valorizada nos próximos cinco anos:

Emprego do futuro

Apesar do cenário de mudanças, nem tudo está perdido, visto que a adoção da tecnologia e o aumento do acesso digital também criarão um crescimento líquido de empregos, mas com maiores compensações de perdas.

O relatório do Fundo Econômico Mundial aponta que as funções de crescimento mais rápido em relação ao seu tamanho atualmente estão sendo impulsionadas, principalmente, pela tecnologia, digitalização e sustentabilidade.

Nesse sentido, na lista de “empregos do futuro” do documento, o especialista em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) ocupa o primeiro lugar.

Essa será a profissão com o crescimento mais rápido entre 2023 e 2027.

Em seguida, aparecem os especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação, sendo que o maior crescimento absoluto destas áreas é esperado nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Para ter uma noção da necessidade de especialistas desse tipo nos próximos anos, a pesquisa indicou que 75% das 803 empresas consultadas esperam adoram a inteligência artificial em seus negócios.

Desse número, 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos.

No setor de tecnologia, os ramos de big data, computação em nuvem e recursos de inteligência artificial, por exemplo, são uma das áreas que mais devem crescer dentro das empresas nos próximos cinco anos, atrás apenas de plataformas e aplicativos digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho.

Em termos de importância, o treinamento de funcionários para utilizar IA e big data será priorizado por 42% das empresas pesquisadas nos próximos cinco anos, ficando atrás do pensamento analítico e do pensamento criativo. 

Já o comércio digital terá os maiores ganhos absolutos em emprego. Espera-se aproximadamente 2 milhões de novas funções habilitadas digitalmente, como especialistas em comércio eletrônico, especialistas em transformação digital e especialistas em marketing e estratégia digital.

Fonte: CNN