Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 9:00 am

 

Background

“The Comey Rule”. A primeira série que evidencia os escândalos de Donald Trump na Casa Branca

Written by on September 3, 2020

Donald Trump na série The Comme Rute - Camões Rádio - EUA

Depois de despedido pelo presidente Donald Trump, em maio de 2017, o ex-diretor do FBI, James Comey, divulgou documentos que comprovavam a sua interferência direta na justiça americana. A história deu origem a um livro que agora é adaptado ao ecrã em “The Comey Rule”.

 

Em 2012, “The Newsroom” começava com Jeff Daniels a tentar responder a uma pergunta difícil perante um auditório cheio: “O que faz com que a América seja o melhor país do mundo?”. A sua personagem, um pivô de notícias associado à direita moderada, respondia, para choque de muitos, que já não era. Cerca de oito anos depois, o mundo mudou e a nova série da HBO reconstrói os passos que nos levaram até aqui.

Também aqui, Jeff Daniels volta a estar envolvido nos meandros da política norte-americana. O mediatismo começou quando Comey, depois de despedido, divulgou um documento que revelava o conteúdo de uma das muitas reuniões que teve com Donald Trump. 

 

 

 

Esse documento mostrava que Trump terá pedido ao FBI para terminar todas as investigações que estivesse a decorrer sobre Michael Flynn, o anterior conselheiro de Segurança Nacional, acusado de divulgar informações sensíveis e de manter contacto com um embaixador da Rússia em Washington. As revelações feitas por Comey serviram de base para a sua autobiografia intitulada “Lealdade a Toda a Prova”, que também inspira a série.

 

E a série é a primeira em televisão sobre e com Donald Trump, aqui interpretado por Brendan Gleeson. A colisão entre Trump e Comey, um homem que irritou tanto os liberais como os conservadores, proporciona momentos de alta tensão ao longo dos vários episódios da primeira temporada.

 

Considerada uma das séries mais importantes a estrear em tempos de eleições americanas, conta ainda todo o processo eleitoral que dividiu a nação em 2016.