Current track

Title

Artist

Current show

X Radio Show

9:00 pm 10:00 pm

 

Current show

X Radio Show

9:00 pm 10:00 pm

 

Background

U2 e o MSG Sphere em Las Vegas

Written by on March 19, 2024

Créditos: Sam Jones

U2 e o MSG Sphere em Las Vegas

 

U2:UV Achtung Baby Live at Sphere foi uma residência de concertos da banda de rock irlandesa U2 no Sphere em Paradise, Nevada, no vale de Las Vegas. Composta por 40 concertos de 29 de setembro de 2023 a 2 de março de 2024, a residência inaugurou o Sphere com actuações centradas no álbum Achtung Baby de 1991 do grupo. Os espectáculos tiraram partido das capacidades imersivas de vídeo e som do recinto, que incluem um ecrã LED de 15 000 m2 (160 000 pés quadrados) com uma resolução de 16K que envolve o interior, e altifalantes com tecnologias de formação de feixes e de síntese de campos de ondas.
O espetáculo foi concebido ao longo de um período de 18 meses pelo designer de produção de longa data dos U2, Willie Williams, em colaboração com o artista e designer Es Devlin e o arquiteto Ric Lipson. Vários artistas foram contratados para fornecer obras de arte em vídeo para os concertos, incluindo Devlin, Marco Brambilla, John Gerrard e o estúdio de efeitos Industrial Light & Magic. O palco apresentava um design minimalista com a forma de um gira-discos, inspirado na obra de arte “Turntable” de Brian Eno. A equipa criativa da banda enfrentou inúmeros desafios durante o desenvolvimento do espetáculo, que incluíram a construção de uma produção para um local inacabado com tecnologia totalmente nova, a conceção de um sistema de reprodução adequado e a partilha do espaço com a equipa do filme Postcard from Earth de Darren Aronofsky.
O baterista dos U2, Larry Mullen Jr., não participou na residência para recuperar de uma cirurgia, marcando a primeira vez desde 1978 que o grupo actuou sem ele; o baterista holandês Bram van den Berg da banda Krezip substituiu-o. Segundo os primeiros rumores, em julho de 2022, a residência foi anunciada num anúncio televisivo da Super Bowl LVII em fevereiro de 2023, seguido de confirmações de datas e venda de bilhetes em abril e maio. Para coincidir com o início da residência, os U2 lançaram um single com o tema Las Vegas, intitulado “Atomic City”.

Sphere em construção em setembro de 2022. A equipa criativa da banda sentiu-se desafiada a conceber o espetáculo dos U2 enquanto o recinto ainda estava a ser construído. Crédito: Wikipedia

O espetáculo inaugural do Sphere foi amplamente aclamado pela crítica, com muitas críticas a sublinharem a fusão bem sucedida da música hino dos U2 com o espetáculo do próprio local. Inicialmente prevista para decorrer de setembro a dezembro de 2023 com 25 espectáculos, a residência foi prolongada até março de 2024 com 15 concertos adicionais, na sequência da receção positiva e da elevada procura de bilhetes. A residência arrecadou 244,5 milhões de dólares com 700 bilhetes vendidos. O recinto foi comercializado pelo seu potencial de imersão do público com capacidades revolucionárias de som e vídeo. Medindo 112 m de altura e 157 m de largura no seu ponto mais largo,  a Esfera está localizada a leste da estância Venetian da Las Vegas Sands, mesmo à saída da Las Vegas Strip.
No início deste mês, os U2 terminaram 40 actuações no MSG Sphere em Las Vegas. Embora houvesse algum ceticismo à partida, a residência acabou por ser um sucesso ainda maior do que qualquer um poderia ter imaginado. A tecnologia funcionou como anunciado. Os efeitos visuais foram surpreendentes. O áudio era o melhor já ouvido num concerto. Até o ar na Sphere se manteve fresco durante duas horas de espetáculo, apesar das exalações de CO2 de 18.000 pessoas. Quem esteve lá, deram testemunhos que voltariam, mas os preços dos bilhetes não facilitaria este retorno.
O recinto foi comercializado pelo seu potencial de imersão do público com capacidades revolucionárias de som e vídeo. Medindo 112 m de altura e 157 m de largura no seu ponto mais largo, a Esfera está localizada a leste da estância Venetian da Las Vegas Sands, mesmo à saída da Las Vegas Strip. A agência de design de Williams, Treatment Studio, foi incumbida de produzir todos os conteúdos de vídeo para a residência. A alta resolução do ecrã LED interior colocou vários desafios, o maior dos quais foi a construção de um sistema de reprodução de vídeo adequado para concertos ao vivo, segundo Williams.

A alta resolução do ecrã LED. Créditos: Josh Rubin

 

Com uma resolução de 16 000 × 16 000, é o ecrã LED de mais alta resolução do mundo, segundo a Sphere Entertainment. Ao descrever o número de pixels no ecrã, os meios de comunicação social referiram números que variam entre 189-254 milhões de díodos e 268.435.456 pixels (números infinitamente desconhecidos por nós).

Os altifalantes Holoplot X1 Matrix Array utilizados na Sphere. Créditos: Powersoft.

O ecrã é composto por 64.000 painéis de LED, cada um controlado por uma placa de circuito impresso alojada em painéis de alumínio, sendo os painéis fabricados em 780 formas geométricas diferentes com uma tolerância de 0,8 milímetros (0,031 pol.) de margem a margem.

Representantes da Sphere e do U2 anunciaram que 60% dos ingressos estariam disponíveis por menos de US$ 300. Na altura em que os bilhetes foram postos à venda pela primeira vez, os preços variavam entre 140 dólares (para os lugares de nível superior) e 500 dólares (para os lugares de nível inferior), valores com tudo incluído que já tinham em conta as taxas. Além disso, os bilhetes para a “Zona Vermelha”, uma secção VIP elevada, foram oferecidos pela primeira vez por 600 dólares e estavam limitados a 50 por espetáculo; as receitas dos bilhetes VIP reverterão a favor da (RED), a organização co-fundada por Bono para combater o VIH/SIDA. Inicialmente, o preço médio dos bilhetes rondava os 390 dólares. Em vez de os preços serem estáticos, a fixação dinâmica dos preços permitiu-lhes flutuar à medida que a procura se alterava.
Uma semana depois de os bilhetes terem sido postos à venda, os lugares que originalmente custavam 140 dólares estavam cotados por 1250 dólares, enquanto os bilhetes VIP tinham aumentado de 600 dólares para 6000 dólares.  Na semana anterior ao início da residência, o The New York Times afirmou que os preços “variavam recentemente entre 268 dólares e 1240 dólares”, mas observou que os bilhetes para a noite de estreia ainda estavam disponíveis na Live Nation quatro dias antes e que os revendedores tinham listas de bilhetes abaixo do valor nominal.
Na segunda-feira após os espectáculos de abertura do U2, o preço das acções da Sphere Entertainment Co. subiu, atingindo um pico de 17,3 por cento antes de terminar o dia com um aumento de 11,1 por cento. Isto aumentou a capitalização de mercado da empresa em 143,2 milhões de dólares, elevando-a para uma avaliação de 1,43 mil milhões de dólares.
De acordo com a Pollstar, os primeiros 17 espectáculos arrecadaram $109,751,705 de 280,717 bilhetes vendidos; numa base por espetáculo, esta média foi de cerca de $6.5 milhões em receitas brutas e 16,500 bilhetes vendidos, com um preço médio de $390.97. A Billboard chamou ao U2:UV Achtung Baby a “residência com a receita mais rápida da história do Boxscore”. Os mesmos 17 espectáculos renderam à Sphere 30,7 milhões de dólares em receitas, com uma média de 1,8 milhões de dólares por espetáculo. Os últimos oito espectáculos de 2023 arrecadaram 50 milhões de dólares com 132.693 bilhetes vendidos. Para o ano, a residência arrecadou $159,8 milhões e vendeu 413.410 bilhetes. No total, U2:UV Achtung Baby Live arrecadou $244,478,903 num total de 680.00 bilhetes vendidos e um público de total de 700.000 pessoas.
Os dados deste concerto são surpreendentes
 
  • Total bruto na bilheteira: Mais de $244,478,903. Só houve duas outras vezes em que um artista ultrapassou essa marca – e ambos os artistas se chamam “Celine Dion“.
  • Público total: 700.000
  • Receita estimada para a Sphere por espetáculo: US$4 milhões.

Será que este concerto poderá um dia, ter uma turnê pelo mundo? Dedos cruzados!!!

Fonte: Allan Cross/Billboard/Camões Rádio

Tagged as