Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 5:00 am

 

Background

Mural de Vhils homenageia movimento sindical feminino português em Toronto

Written by on October 22, 2021

Vhils faz mural em Toronto - Camões Rádio - Arte Urbana

David Ganhão // LusoLife

 

Temos mais um marco dos portugueses em Toronto. O mural de Vhils surgiu como homenagem ao movimento sindical feminino português no Canadá. 

 

Esta terça-feira vimos ser inaugurado, no Little Portugal de Toronto, um mural do artista português Vhils. A sua inspiração centra-se na história do movimento feminino Cleaners Action, da década de 1970, liderado por trabalhadoras portuguesas.

 

O mural intitulado por “Scratching the Surface” ilustra rostos de figuras do movimento Cleaners Action, associado à Casa de São Cristóvão, destacando Idalina Azevedo, uma das líderes da greve conhecida por ‘Wildcat’, nas Torres TD, em Toronto, em 1974, viabilizando alguns direitos para as empregadas de limpeza. Idalina Azevedo marcou presença no evento de inauguração e não escondeu o orgulho ao ver a sua luta lembrada e homenageada.

“Foi uma história que me tocou bastante. Decidimos fazer o mural, não só para as mulheres que ainda estão vivas, mas para todo este movimento que surgiu para criar melhores condições de trabalho da primeira vaga de imigração portuguesa para o Canadá”, explicou Vhils.

 

“Estas mulheres, a maioria portuguesas, são uma inspiração, quando decidiram lutar contra os preconceitos anti-imigrantes e por melhores condições de trabalho, precisamente nos escritórios dos prédios na baixa de Toronto e no parlamento do Ontário”, destacou Ana Bailão, Vice-Presidente da cidade de Toronto.

 

A adida cultural da embaixada de Portugal no Canadá, Rita Sousa Tavares, destacou a importância da arte urbana “passar estas mensagens para todos aqueles que passam junto ao mural”.

“Não é uma situação que ainda esteja resolvida a cem por cento. Se calhar está para a comunidade portuguesa, mas noutras comunidades que foram chegando e ocupando estes serviços de limpeza, existem ainda alguns constrangimentos”, lamentou.

 

O projeto foi da iniciativa da vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, da Associação Comercial do Little Portugal na Dundas e da Embaixada de Portugal no Canadá. E pode ser visto no número 1628 da Dundas Street West, em Toronto.

 

Não percas a entrevista que será disponibilizada na Camões Tv na próxima semana e na próxima edição da Luso Life.

 


Download our app
android-app-store-app-store-and-android-icons-11553546864dl6gbnzyt2 (1) camoes radio - android-app-store-icons (2)