Current track

Title

Artist

Current show

X Radio Show

9:00 pm 10:00 pm

 

Current show

X Radio Show

9:00 pm 10:00 pm

 

Background

Mansão de Freddie Mercury à venda

Written by on March 5, 2024

Parte do jardim de Garden Lodge, a mansão de Freddie Mercury em Londres — Foto: Divulgação/Knight Frank

 

Mansão de Freddie Mercury à venda

A casa em Londres que foi propriedade do malogrado vocalista dos Queen, Freddie Mercury, foi colocada à venda por um preço inicial de 34,8 milhões de euros, adiantou  o The Telegraph. O ‘Garden Lodge’, residência em estilo georgiano, está localizada no exclusivo bairro de Kensington, onde o astro da banda de rock viveu até sua morte em 1991. Por questões de privacidade, a imobiliária Knight Frank, responsável pela venda, publicará ‘online’ apenas duas fotos da casa, o hall de entrada e parte da sala de jantar. A habitação apenas poderá ser vista pelos interessados que demonstrem que têm fundos suficientes para adquiri-la, segundo o Telegraph.

Mary Austin numa das salas da mansão.

Mary herdou a propriedade de Mercury após sua morte, em 1991, e tem vivido aqui desde então. Ela diz que, no início, não tinha certeza se seria saudável para ela morar na casa em meio à tristeza pela morte prematura dele. Mas percebeu que poderia ter uma vida no Garden Lodge e que não precisaria deixá-lo “por alguns anos”.

“Na verdade, a casa sempre foi minha apenas no nome”, diz Austin, com a voz cheia de emoção. “Eu trabalhei na casa com ele e para ele, e ela sempre será dele. Era o sonho dele, era a visão dele.”Ela se lembra da primeira vez que viu Garden Lodge. Estava acompanhando seu amigo Freddie Mercury enquanto ele procurava uma casa em Londres, em 1980.

– Era um dia de verão, as crianças estavam brincando no jardim e eu estava atrás de Freddie quando entramos. Era tudo tão calmo e pacífico, e isso continuou por toda a casa – contou Mary, falando com exclusividade à Bloomberg News de dentro da propriedade em Kensington.

O conteúdo da casa fora vendido em leilão no ano passado, arrecadando por volta de US$ 50 milhões. Chega agora a hora da venda da própria casa, por decisão de Austin. Para evitar que fãs dos Queen se façam passar por compradores, a imobiliária só irá partilhar os detalhes da casa e marcar visitas depois de avaliados os fundos dos potenciais compradores. A casa, que Mercury comprou em 1980, tem, entre outras coisas, bar, biblioteca e oito quartos.

Austin referiu ao Telegraph que a estrela dos Queen lhe disse: “Deixei-te a casa porque serias a mulher com quem eu me teria casado e, por direito, tudo isto teria sido teu de qualquer maneira”. Mercury e Austin tiveram um relacionamento de seis anos e permaneceram amigos após a separação. O cantor chegou a referir-se a Mary Austin como a sua mulher e admitiu que ela era a “sua única amiga” e que não queria “mais ninguém”.

 

A suíte principal de Mercury, composta de quatro partes, fica no fim de um corredor acarpetado com um grosso carpete creme. Ao entrar, você é cercado por espelhos do chão ao teto em um camarim art déco.

 

Mary Austin, de 72 anos, decidiu colocar a propriedade para venda com a Knight Frank depois do leilão dos pertences de Mercury. Em meados deste mês, a casa estava quase vazia. Mas o design e os detalhes, como a pintura amarelo-cítrica nas paredes e os espetaculares espelhos art décono camarim do astro do rock, estão do jeito que Mercury os deixou. É um tributo ao próprio gosto de Mercury.

Ela contou que agora está sozinha na casa, seus filhos cresceram e moram em outro lugar, e sente que é hora de começar um novo capítulo em sua vida e seguir em frente. Depois de um ano turbulento, ela informou que esta será sua última entrevista.

A propriedade tem oito quartos, e a casa-estúdio de Mercury é cercada por um impressionante exterior de tijolos. Ao entrar pela entrada principal, à esquerda está o que o cantor chamava de sala japonesa, um dos dois principais espaços de convivência. Ela tem portas duplas que dão para o jardim e era seu espaço de reflexão pessoal, contou Mary:

– Sabíamos que não deveríamos perturbá-lo quando ele estivesse lá.

O andar térreo também tem uma sala de jantar onde Mercury costumava dar jantares, com cardápios planejados e planos de assentos escritos à mão, incluindo um espaço para seu gato Oscar. Mercury estava incrivelmente envolvido no projeto da sala: ele mesmo chegou a pintar os desenhos na parede.

Além dos generosos espaços de entretenimento, o piso térreo tem um vestiário e uma cozinha – com eletrodomésticos modernos – afastada da sala de jantar. Há uma despensa discreta ao lado que serviu como área de entrega e um local para os gatos de Mary dormirem.

Quanto a quem Mary vê comprando a casa, ela tem a sensação de que será outro artista.

Fonte: Rádio Comercial/Camões Rádio