Current track

Title

Artist

Current show

Roundtable

3:00 pm 4:00 pm

 

Current show

Roundtable

3:00 pm 4:00 pm

 

Background

Morreu Maradona: 5 documentários para admirar o Deus do futebol

Written by on November 25, 2020

Diego Maradona - Camões Rádio - Mundo

MEXICO CITY, MEXICO – JUNE 29: Diego Maradona of Argentina holds the World Cup trophy after defeating West Germany 3-2 during the 1986 FIFA World Cup Final match at the Azteca Stadium on June 29, 1986 in Mexico City, Mexico. (Photo by Archivo El Grafico/Getty Images)

Maradona, o carismático futebolista argentino morreu esta quarta-feira, aos 60 anos, na Argentina.

 

É, para muitos, o melhor futebolista de todos os tempos, uma figura ímpar, polémica fora de campo, genial com a bola nos pés. Esta quarta-feira, 25 de novembro, a imprensa argentina avançou com a notícia que parou o mundo: aos 60 anos, Diego Armando Maradona morreu em sua casa, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Maradona foi muito mais do que um jogador de futebol. Foi o líder da Argentina que se sagrou campeã do mundo em 1986, em casa. Deixou a sua marca no FC Barcelona e fez do Nápoles, quase sozinho, campeão de Itália.

Tem ainda, a proeza de ter feito no mesmo jogo, nos quartos-de-final frente a Inglaterra em 1986, talvez os dois golos mais emblemáticos do futebol mundial. O golo ilegal que ficaria para a história como a “mão de Deus” e uma jogada individual em que levou pela frente praticamente toda a equipa adversária, só terminando com a bala dentro da baliza.

Ao longo dos anos, Maradona sempre assumiu os seus excessos. Festas, droga e polémicas marcaram a sua carreira e vida após pendurar as botas. Nunca se coibiu de apoiar políticos nem tão pouco de apontar o dedo à FIFA e à sua estrutura. Na Argentina, uma legião de fãs criou até uma igreja maradonista, de fiéis seguidores do futebolista. O país vai dedicar-lhe três dias de luto nacional.

A NiT sugere-lhe cinco documentários que lhe dão a conhecer um futebolista que nunca será esquecido.

 

“Diego Maradona” (2019)

 

“Maradonapoli” (2017)

 

“Amando a Maradona” (2005)

 

“Maradona By Kusturica” (2008)

 

Maradona in Mexico (2019)

 

Fonte: Nit.pt/ Pedro Filipe Pina

Tagged as